Economia

Bovespa oscila nesta segunda em semana de agenda política intensa

Na sexta-feira, índice terminou o pregão em baixa de 0,08%, 71.073 a pontos

Por G1 28/08/2017 16h54
Bovespa oscila nesta segunda em semana de agenda política intensa
Reprodução - Foto: Assessoria
O principal índice da B3 (antiga BM&FBovespa, a bolsa brasileira), opera em leve queda na tarde desta segunda-feira (28), após subir no início do pregão. Os investidores estão à espera da aprovação pelo Congresso das novas metas fiscais do governo e da conclusão da votação da Taxa de Longo Prazo (TLP) na Câmara dos Deputados, segundo a Reuters.

Às 16h39, o Ibovespa caía 0,16%, a 70.961 pontos.

Perto do mesmo horário, as ações da JBS lideravam as altas dentro do Ibovespa, com valorização de cerca de 3%. Nesta segunda, o conselho de administração do frigorífico negou pedido do BNDES e apoiou a permanência de Wesley Batista na presidência da empresa.

Os papeis da Vale subiam, enquanto os da Petrobras caíam. Os bancos tinham dia de recuo na bolsa.

Contexto

O cenário político agitado desta semana inclui a tentativa do governo de obter o aval do Congresso para as novas metas de déficit primário para este e o próximo ano, que precisam ser aprovadas até quinta-feira. No caso da TLP, a Câmara ainda vai apreciar destaques antes de enviado o projeto para o Senado, onde precisa ser apreciado até 6 de setembro, lembra a Reuters.

Diante deste cenário, o presidente Michel Temer convocou uma reunião ministerial para esta segunda-feira para acertar a agenda do governo e as votações prioritárias no Congresso durante a semana que estará fora do país, em visita oficial à China, reforça a agência.

"A própria reforma da Previdência deve voltar com mais força, pois, para ser posta em prática no próximo ano, a medida tem que ter a votação concluída ainda em setembro deste ano, com isso, alguns pontos relevantes podem ser deixados de lado pelo governo para viabilizar a aprovação da medida que ajudará, em muito, as contas públicas", escreveram analistas da Coinvalores, em nota a clientes.

Última sessão

O índice fechou em leve queda na sexta-feira (25), após subir pela manhã com ganhos de ações ligadas a commodities. O Ibovespa terminou o pregão em baixa de 0,08%, 71.073 a pontos. Na semana, porém, o índice acumulou alta de 3,43%, a quinta consecutiva.