Economia

Após proibição, Justiça libera venda de ativos pela JBS

Empresa estava proibida de vender ativos por causa da operação Bullish, que investiga irregularidades em financiamentos do BNDES

Por G1 13/07/2017 16h58
Após proibição, Justiça libera venda de ativos pela JBS
Reprodução - Foto: Assessoria
A JBS informou nesta quinta-feira (13), que o Tribunal Regional Federal da 1ª Região concedeu uma liminar à empresa removendo a proibição em negociar a venda de seus negócios de carne bovina na Argentina, Paraguai e Uruguai ao grupo Minerva.

A venda foi fechada no início de junho, por US$ 300 milhões, e envolve todas as ações das subsidiárias da JBS com operações de carne bovina nos três países vizinhos ao Brasil. O negócio foi a primeira venda de ativos da empresa desde os escândalos da operação Carne Fraca e da delação premiada dos donos da JBS, que colocaram a empresa no centro do noticiário político.

A venda dos ativos havia sido suspensa pela Justiça Federal, que impediu a venda de ativos da empresa por causa da investigação da operação Bullish, que apura irregularidades nos financiamentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a JBS.

"A referida decisão autoriza 'que a JBS possa dar curso normal às suas atividades, para comprar e também para vender bens componentes de seu ativo, em especial a totalidade das ações de suas subsidiárias detentoras das operações de carne bovina na Argentina, Paraguai e Uruguai ao Grupo Minerva'”, diz o comunicado.

Liberação pelo Cade

No início da semana, a Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) havia aprovado, sem restrição, a compra pela Minerva das operações de carne bovina da JBS na Argentina, Paraguai e Uruguai. A aprovação foi publicada na segunda-feira (10) no "Diário Oficial da União".