Economia

Bovespa sobe nesta terça de olho em reforma trabalhista e crise política

Na véspera, índice terminou o pregão a 63.025 pontos, em alta de 1,13%

Por Reuters 11/07/2017 16h59
Bovespa sobe nesta terça de olho em reforma trabalhista e crise política
Reprodução - Foto: Assessoria
O principal índice da bolsa paulista opera em alta nesta terça-feira (11), com o cenário político no centro das atenções, no dia em que o plenário do Senado vota a reforma trabalhista e de olho no andamento da denúncia contra o presidente Michel Temer.

Às 16h19, o Ibovespa subia 1,26%, a 63.822 pontos.

As ações da Petrobras e Vale operavam em alta perto do mesmo horário, acompanhando a alta das commodities no mercado internacional. Itaú Unibanco também avançava.

Antes da crise que atingiu o Planalto em meados de maio, o Ibovespa vinha em uma trajetória positiva, buscando se aproximar dos 70 mil pontos, amparado na expectativa pela aprovação das reformas no Congresso.

No entanto, a crise lançou dúvidas sobre a capacidade de avanço nessas medidas e, embora a percepção geral seja de aprovação da reforma a trabalhista, ainda há dúvidas sobre o andamento do texto da Previdência.

"Tal votação (reforma trabalhista) se coloca como chave para a manutenção do sangue frio de investidores que... tentam encontrar um desfecho positivo ao ajuste fiscal em meio à baderna política que temos vivenciado", escreveu a equipe da corretora H.Commcor em nota a clientes.

A votação ocorre um dia após o deputado Sergio Zveiter (PMDB-RJ) apresentar na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) parecer favorável para que a Câmara dos Deputados autorize o Supremo Tribunal Federal (STF) a julgar a denúncia contra o presidente Michel Temer ao entender que há "sólidos" indícios da prática do crime de corrupção passiva.

São necessários 34 dos 66 votos para que o relatório de Zveiter seja aprovado na CCJ. Já no plenário da Câmara são necessários dois terços dos votos para autorizar que o STF analise a denúncia, ou seja, ao menos 342 dos 513 deputados.

Seja qual for o resultado na CCJ, a autorização para a denúncia será votada no plenário.

Última sessão

Na véspera, a Bovespa fechou em alta, em movimento de ajuste após sucessivas quedas. Ainda assim, os investidores se mantiveram cautelosos diante da incerteza política, avaliando possíveis impactos da crise no andamento das reformas no Congresso. O Ibovespa terminou o pregão a 63.025 pontos, alta de 1,13%.