Economia

Bovespa opera em queda nesta 5ª após 6 pregões de alta

Na semana, o índice acumula alta de 2,62% e no mês, queda de 1,7%

Por G1 30/03/2017 15h10
Bovespa opera em queda nesta 5ª após 6 pregões de alta
Reprodução - Foto: Assessoria
A Bovespa opera em queda nesta quinta-feira (30), depois de oscilar entre leves altas e baixas na no início do pregão, puxada por ações de bancos e com os papéis das empresas de carne também no vermelho.

Às 11h54, o Ibovespa, principal indicador da bolsa, caía 0,19%, aos 65.404 pontos.

Nos seis pregões anteriores, o índice acumulou alta de 4%, destaca a Reuters.

No cenário interno, o mercado digeria o anúncio do governo na noite passada de medidas para cumprir a meta fiscal deste ano, que incluíram o corte de R$ 42,1 bilhões em gastos discricionários e o fim da desoneração da folha de pagamentos para cerca de 50 setores. Além disso, o governo equiparou a incidência do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) para cooperativas de crédito à alíquota cobrada dos bancos.

"O (ponto) negativo é o fato de que empresas antes beneficiadas com a desoneração passam a ter que pagar mais impostos, podendo prejudicar a recuperação econômica em ambiente já difícil", escreveram analistas da corretora Lerosa Investimentos em nota a clientes, segundo a Reuters.

Ainda no cenário local, o Relatório Trimestral de Inflação, divulgado nesta manhã, mostrou que o Banco Central passou a ver inflação mais baixa em 2017 e também deixou claro que vai fazer uma "intensificação moderada" no ritmo de corte dos juros básicos.

Destaques

Perto do mesmo horário, as ações da Vale operavam sem tendência definida, em sessão de baixa nos preços de minério de ferro na China, segundo a Reuters. As ações da mineradora subiram nos três pregões anteriores, com as preferenciais acumulando ganho de 5,4% no período.

Petrobras também operava sem rumo definido, em sessão de volatilidade para os papéis da empresa, após subirem mais de 3% na véspera. Os preços do petróleo no mercado internacional buscavam firmar-se no azul nesta sessão, em meio a expectativas de ampliação nos cortes de produção da Opep.

BRF também caía, após subir nos três pregões anteriores, quando refletiu a decisão de importantes mercados importadores de voltar a comprar carne brasileira.

JBS recuava, com investidores tendo ainda no radar os impactos da operação Carne Fraca, da Polícia Federal. Na véspera, a empresa informou que vai dar férias coletivas por 20 dias aos funcionários de 10 de suas 36 unidades de abate bovinos no Brasil para ajustar a capacidade da empresa às restrições impostas ao setor.

Último fechamento

No dia anterior, a Bovespa fechou em alta, com investidores na expectativa de definições sobre corte de gastos e aumento de impostos, em dia de anúncio do governo. A Petrobras se destacou entre as maiores altas do dia.

O Ibovespa, principal indicador da bolsa, subiu 1,37%, aos 65.528 pontos. Na semana, o índice acumula alta de 2,62% e no mês, queda de 1,7%. No ano, a bolsa tem avanço acumulado de 8,8%.