Economia

Bovespa fecha em alta após dia instável, de olho no cenário corporativo

Ibovespa, principal indicador da bolsa, subiu 0,52%, aos 64.640 pontos

Por G1 28/03/2017 18h57
Bovespa fecha em alta após dia instável, de olho no cenário corporativo
Reprodução - Foto: Assessoria

Bovespa fechou em alta após dia instável nesta segunda-feira (28), com o mercado repercutindo as notícias corporativas. O Ibovespa, principal indicador da bolsa, subiu 0,52%, aos 64.640 pontos.

Na semana, o índice acumula alta de 1,23% e no mês, queda de 3,03%. No ano, a bolsa tem avanço de 7,33%.

Segundo a Reuters, os ganhos em Wall Street, após dados mostrarem que a confiança do consumidor dos Estados Unidos subiu para máxima em mais de 16 anos, também ajudaram a manter o tom positivo do mercado local. O S&P 500 fechou em alta de 0,73%.

O noticiário político local permaneceu mais esvaziado nesta sessão, com o mercado à espera de notícias sobre cortes de gastos e aumento de impostos. O Ministério da Fazenda informou que o anúncio sobre o contingenciamento do Orçamento será feito somente no fim da tarde de quarta-feira.

Na noite passada, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou que o governo estima receitas extras de cerca de R$ 17 bilhões de reais para 2017 com devolução à União de hidrelétricas e com questão envolvendo precatórios.

Destaques do dia

A ação preferencial da Vale subiu 1,93% e a ordinária, 1,43%, após a empresa confirmar a escolha de Fabio Schvartsman, atual presidente-executivo da empresa de papel e celulose Klabin, para assumir o posto de diretor presidente da Vale, escolha bem recebida por analistas que consideram o executivo experiente. Na véspera, as ações da mineradora subiram após reportagens na mídia anteciparem a informação.

A ação da Klabin subiu 4,37%, entre os destaques positivos do Ibovespa, após cair 3,72% na véspera. A empresa ainda não informou quem ficará no lugar Fabio Schvartsman e reafirmou sua "estratégia de atuação e suas metas de crescimento", destaca a Reuters.

Já a Petrobras teve alta de 1,31% nos papéis preferenciais e de 1,73% nos ordinários, em linha com o movimento do petróleo no mercado internacional, segundo a Reuters.

Liderando a ponta negativa, os papéis do Santander caíram 7,41%, após anúncio de oferta de units (certificado de depósito de ações) para a saída do acionista Qatar Holding.

Eletrobras caiu 3,61% após registrar prejuízo de mais de R$ 6 bilhões no quarto trimestre.