Economia

Bovespa tem dia instável nesta quinta, com cenário político intenso

Na véspera, Ibovespa encerrou com avanço de 0,86%. Petrobras subiu mais de 5%

Por G1 23/03/2017 15h46
Bovespa tem dia instável nesta quinta, com cenário político intenso
Reprodução - Foto: Assessoria
O principal índice da Bovespa opera com instabilidade nesta quinta-feira (23), após ter avançado na véspera. O mercado acompanha os desdobramentos do cenário político, em meio à aprovação do projeto de terceirização no Congresso e expectativas com a reforma da Previdência.

Às 15h52, o Ibovespa recuava 0,03%, aos 63.499 pontos.

Perto do mesmo horário, a Vale estava entre as maiores influências negativas, em dia de baixa nos preços dos contratos futuros do minério de China na China, que tocaram mínima de 10 meses, segundo a Reuters.

A JBS e a BRF tinham novo dia de baixa, ainda refletindo os impactos da operação Carne Fraca, conforme países seguem anunciando restrições a importações de carne brasileira. Já a Marfig, que não foi citada na operação, liderava os ganhos.

Cenário político

Na véspera, a Câmara dos Deputados aprovou por 231 votos a favor, 188 contra e 8 abstenções o texto-base do projeto de lei que autoriza o trabalho terceirizado de forma irrestrita para qualquer tipo de atividade.

"A votação trouxe notícias não muito positivas, como o voto contrário de parte da base aliada de Temer. E a terceirização não tem o mesmo potencial explosivo da reforma da Previdência, por exemplo", escreveram analistas da corretora Coinvalores, adicionado que o resultado permite entender que o governo terá de fazer mais concessões para aprovar a reforma da Previdência, segundo a Reuters.

O noticiário político ainda concentra as atenções em meio à espera pelo avanço da reforma da Previdência. O presidente Michel Temer anunciou que somente os servidores públicos federais serão atingidos pelas mudanças na proposta, deixando de fora servidores estaduais e municípios, na tentativa de facilitar a tramitação da reforma no Congresso.

Segundo operadores, a ação tem impacto misto, sendo negativa por mostrar recuo do governo, mas aumentando as chances da aprovação da proposta.

Ainda segundo a Reuters, em outra frente, o governo federal divulgou um rombo de R$ 58,2 bilhões nas contas públicas para o cumprimento da meta fiscal deste ano, mas não revelou quanto cortará do Orçamento, deixando o anúncio do contingenciamento e um possível aumento de impostos somente para a próxima semana.

Véspera

O principal índice da Bovespa fechou em alta na quarta-feira (22), impulsionado pelo avanço dos papeis da Petrobras e com investidores adotando cautela com o cenário externo e com a política local. O Ibovespa avançou 0,86%, a 63.521 pontos.