Economia

Bovespa fecha praticamente estável nesta quinta-feira

Ibovespa teve variação positiva de 0,01%, encerrando a sessão a 63.578 pontos

Por Reuters / G1 23/03/2017 19h35
Bovespa fecha praticamente estável nesta quinta-feira
Reprodução - Foto: Assessoria
O principal índice da bolsa paulista fechou praticamente estável nesta quinta-feira, com o cenário político local despertando cautela dos investidores e com as ações da empresa de alimentos Marfrig liderando os ganhos do dia.

O Ibovespa teve variação positiva de 0,01%, encerrando a sessão a 63.530 pontos.

Destaques do dia

A Marfrig liderou as altas do dia, com valorização de 5,23%, anulando parte das perdas nas últimas sessões. A empresa de alimentos não foi citada na operação da Polícia Federal e, segundo analistas ouvidos pela Reuters, pode se beneficiar da suspensão da produção da JBS e ganhar participação de mercado no Brasil e no exterior.

JBS ON recuou 1,1%, ainda refletindo os impactos da operação Carne Fraca. A empresa informou nesta quinta-feira que suspendeu a produção de carne bovina em 33 de suas 36 unidades por três dias em meio ao embargo imposto por importadores de carne brasileira. A maior processadora de carnes do mundo também anunciou que vai operar com redução de 35% da capacidade todas as suas unidades no Brasil na próxima semana. BRF ON subiu 0,84 %.

Vale PNA caiu 1% e Vale ON perdeu 0,54%, em dia de baixa nos preços dos contratos futuros do minério na China, que tocaram mínimas de 10 meses.

Fora do Ibovespa, Oi ON teve alta de 15,9% e Oi PN avançou 22,01%. A empresa teve prejuízo de R$ 3,3 bilhões no quarto trimestre, montante 30% inferior ao saldo negativo verificado um ano antes. Além disso, o conselho de administração do grupo de telecomunicações divulgou novos termos para o plano de recuperação judicial da empresa. As ações da Oi não fazem parte do Ibovespa.

Cenário local e externo

A Câmara dos Deputados concluiu na noite passada a votação do projeto que regulamenta a terceirização no mercado de trabalho e também altera regras para contratação temporária. O placar de 231 votos contra 188 lançou dúvidas sobre a capacidade do governo do presidente Michel Temer para aprovar outras medidas no Congresso Nacional.

Em outra frente, o governo federal divulgou um rombo de R$ 58,2 bilhões nas contas públicas para o cumprimento da meta fiscal deste ano, mas não revelou quanto cortará do Orçamento, deixando o anúncio do contingenciamento e um possível aumento de impostos somente para a próxima terça-feira.

O exterior também favoreceu a cautela, com operadores de olho no andamento das negociação para votação de um projeto do sistema de saúde nos Estados Unidos. Durante a tarde, a Câmara dos Deputados norte-americana adiou a votação, mantendo a dúvida do mercado sobre a força capacidade do presidente norte-americano de cumprir outros pontos de sua agenda que precisam da apoio do Congresso.