Economia

Confira a lista dos 21 frigoríficos investigados na "Carne Fraca"

BRF informou que não pactua com práticas ilícitas e que está tomando medidas para apurar os fatos

Por G1 21/03/2017 17h59
Confira a lista dos 21 frigoríficos investigados na 'Carne Fraca'
Reprodução - Foto: Assessoria
O Ministério da Agricultura divulgou nesta terça-feira (21) uma lista com as condutas que são investigadas nos 21 frigoríficos citados na Operação Carne Fraca – entre eles, estão os três que foram interditados pelo ministério.

Segundo o ministério, o frigorífico da BRF localizado em Mineiros (GO), que produz carne de aves, foi interditado por corrupção, embaraço da fiscalização internacional e nacional e por tentativa de evitar suspensão de exportação.

Já as unidades da Peccin de Jaraguá do Sul (SC) e Curitiba foram interditadas por suspeita de uso de carne estragada em salsicha e linguiça, uso de carne mecanicamente separada acima do permitido, uso de aditivos acima do limite ou de aditivos proibidos.

A carne mecanicamente separada é recolhida a partir da carcaça do animal, como é o caso da carne de cabeça de porco. O Ministério da Agricultura já informou que a utilização de cabeça de porco é permitida desde que em produtos determinados e nas quantidades certas.

O que dizem os frigoríficos

Em nota, a BRF afirmou que não compactua com práticas ilícitas e que está tomando as medidas necessárias para a apuração dos fatos. Também disse que a fábrica de Mineiros responde por menos de 5% da produção total da empresa.

A Peccin informou que repudia o que chama de falsas alegações que levaram à prisão preventiva de seus diretores e afirmou ainda que lamenta a divulgação de inverdades sobre seu sistema de produção. A empresa disse ainda que confia que a verdade será esclarecida.

Condutas averiguadas

A lista de condutas que estão sendo investigadas nos 21 frigoríficos inclui ainda:

poluição ambiental; comércio de produtos vencidos; troca de etiquetas; transporte de produtos sem a temperatura adequada; substituição de matéria-prima de peru por carne de outras aves; práticas para dificultar ações de fiscalização; irregularidades no procedimento de certificação sanitária; uso de senha de servidores do ministério por funcionários da empresa. Frigoríficos investigados

Veja a lista dos 21 frigoríficos investigados:

Frigorífico Oregon S/A (Apucarana – PR) Frango D M Industria e Comercio de Alimentos (Arapongas – PR) Seara Alimentos (Lapa – PR) Peccin Agro Industrial (Jaraguá do Sul – SC) – Interditado BRF S.A (Mineiro – GO) – Interditado Frigorífico Argus Ltda (São José dos Pinhais – PR) Frigomax frigorífico e comércio de carnes Ltda (Arapongas – PR) Industria e Comercio de Carnes Frigosantos Ltda (Campo Magro – PR) Peccin Agro Industrial (Curitiba – PR) – Interditado JJZ Alimentos (Goianira – GO) Balsa Comércio de Alimentos Eireli (Balsa Nova –PR) Madero Indústria e Comércio S.A (Ponta Grossa-PR) Frigorífico Rainha da Paz Ltda (Ibiporã – PR) Industria de Laticínios S.S.P.M.A Ltda (Sapopemba – PR) Breyer & Cia Ltda (União da Vitória – PR) Frigorífico Larissa Ltda (Iporã – PR) Central de Carnes Paranaense Ltda (Colombo – PR) Frigorífico Souza Ramos Ltda (Colombo – PR) E.H. Constantino & Constantino Ltda (Londrina – PR) Fábrica de Farinha de Carnes Castro (Casto – PR) Transmeat Logística, Transportes e Serviços Ltda (Balsa Nova – PR)