Economia

Bovespa fecha a semana em alta com forte avanço dos bancos

Índice avançou 1,41% nesta sexta-feira, a 66.785 pontos

Por G1 03/03/2017 18h32
Bovespa fecha a semana em alta com forte avanço dos bancos
Reprodução - Foto: Assessoria
O principal índice da bolsa paulista fechou em alta nesta sexta-feira (3), recuperando parte das perdas da véspera e tendo as ações do Banco do Brasil entre os maiores ganhos da sessão

O Ibovespa subia 1,41%, a 66.785 pontos.

Na primeira semana de março, o índice avançou 0,18%. No acumulado do ano, sobe 10,88%.

As ações do Banco do Brasil subiram mais de 4% e ficaram entre as maiores altas do dia. Bradesco e Itaú também fecharam em forte alta, em torno de 2%.

A Petrobras teve leves ganhos, em linha com os preços do petróleo no mercado externo, com o dólar mais fraco como incentivo para compras da commodity; e também após as quedas expressivas das ações da petroleira no pregão anterior.

Já a preferencial da Vale fechou em leve baixa, após ter caído quase 5% na véspera. Os papéis da mineradora têm mostrado oscilações expressivas nas últimas sessões, em meio ao movimento dos preços do minério de ferro e com a especulação pela substituição do presidente-executivo, que vai deixar a companhia em maio, quando termina seu contrato.

Cenário local e externo

Após cair 1,69% na véspera, investidores viram uma janela para compras que ajudou o tom positivo, além da influência do cenário externo.

No campo político, o foco seguiu nos depoimentos de ex-executivos da Odebrecht, no âmbito da operação Lava Jato, com receios de que possa haver envolvimento de políticos ligados ao núcleo do governo do presidente Michel Temer, o que poderia atrasar o andamento no Congresso Nacional de medidas consideradas importantes para a recuperação da economia.

Na véspera, o Ibovespa caiu 1,69%, a 65.854 pontos, com a cautela com o cenário político pressionando o mercado acionário brasileiro, em sessão marcada por forte queda das ações da Vale e da Ambev.