Economia

Bovespa opera em alta, puxada por ações de empresas de commodities

Na véspera, indicador encerrou a sessão em alta de 0,2%, aos 64.964 pontos

Por G1 10/02/2017 15h41
Bovespa opera em alta, puxada por ações de empresas de commodities
Reprodução - Foto: Assessoria
O principal índice da bolsa paulista opera em alta nesta sexta-feira (10), tendo as ações da Vale entre os maiores ganhos, em dia de forte valorização do minério de ferro na China.

Às 15h47, o Ibovespa subia 1,58%, a 65.990 pontos.

Por volta do mesmo horário, as ações da Vale subiam mais de 5%, em sessão de forte alta nos preços do minério de ferro na China, segundo a Reuters.

Já as ações da Petrobras subiam mais de 2%, acompanhando preços do petróleo no mercado internacional que avançavam amparados nas fortes importações da China e nos cortes na produção pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo.

Influências

Além do cenário externo e dos resultados corporativos, a cena política seguia adicionando cautela aos negócios, com receios sobre eventuais atrasos no avanço de medidas importantes no Congresso e na recuperação da economia.

"As manobras do Planalto em insistir em nomes citados na Lava Jato e a indicação de (Alexandre de) Moraes para o STF atingem a esperança do cidadão que esperava punição para a corrupção", escreveram analistas da corretora Lerosa Investimentos, acrescentando que esse noticiário mais negativo para o governo federal pode limitar a recuperação da confiança do consumidor e do empresário, segundo a Reuters.

Último fechamento

Na quinta-feira (9), o Ibovespa fechou em alta, com ações de bancos e da Vale, que têm peso importante na composição do indicador, entre as principais contribuições positivas.

O indicador encerrou a sessão em alta de 0,2%, aos 64.964 pontos, após trocar de sinal algumas vezes ao longo do dia.