Economia

Libra cai para mínima de três meses com temores de Brexit "duro"

Mercado aguarda discurso de Theresa May, que pode sinalizar saída do mercado único da União Europeia para recuperar controle das fronteiras do Reino Unido

Por Reuters 16/01/2017 19h30
Libra cai para mínima de três meses com temores de Brexit 'duro'
Reprodução - Foto: Assessoria

A libra caiu para a mínima de 3 meses nesta segunda-feira (16), atingida por temores de que a primeira-ministra britânica, Theresa May, dirá na terça-feira que o país está caminhando para uma saída "dura" da União Europeia e de seu mercado único.

A libra recuou 1,5% contra o dólar e mais de 2% contra o iene mais cedo. Isso afastou o foco do dólar, que está sob pressão nos últimos dias, com os investidores ponderando as prováveis políticas econômicas do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, depois de assumir o cargo na próxima sexta-feira.

A libra caiu para US$ 1,1983 no comércio na Ásia, nível não visto desde 7 de outubro, que levou a moeda a recuar 10% em questão de minutos.

Por volta das 9h50 (horário de Brasília), a libra já havia voltado acima de US$ 1,20, mas com baixa de quase 1%.

Os negociantes disseram que o mercado está reagindo a várias matérias no fim de semana, incluindo uma no The Sunday Times, que informou que May vai sinalizar planos para Brexit "duro" em seu discurso na terça-feira, dizendo que ela está disposta a abandonar o mercado único da União Europeia para recuperar o controle das fronteiras do Reino Unido.

O "hard Brexit" seria o mais próximo de uma ruptura total com a UE: o Reino Unido deixaria o mercado comum, a união aduaneira, e passaria a negociar com o bloco como qualquer outro país de fora da Europa. Em contrapartida, sairia totalmente da zona de livre-trânsito.