Economia

Sine disponibiliza vagas para pessoas com deficiência e de trabalho temporário

Programa Pessoa com Deficiência Aprendiz é oportunidade para que cidadão consiga se inserir ou retornar ao mercado de trabalho

Por Secom / Maceió 07/11/2016 17h30
Sine disponibiliza vagas para pessoas com deficiência e de trabalho temporário
Reprodução - Foto: Assessoria

O Sine Maceió está disponibilizando 100 vagas de trabalho para área de supermercado e capacitação profissional dentro do Programa Pessoa com Deficiência (PCD) Aprendiz, um projeto dos Ministérios do Trabalho e do Desenvolvimento Social. O programa é uma oportunidade para que o cidadão consiga se inserir ou retornar ao mercado de trabalho.

O preenchimento das vagas é para pessoas com o Benefício de Prestação Continuada (BPC) do LOAS ou aposentadoria. Os candidatos, a partir de 14 anos e sem limite de idade, podem ser contratados como aprendiz e acumular o valor do benefício com o salário pago.

A bolsa mensal é de meio salário mínimo, no valor de R$ 440, com trabalho de quatro horas diárias nas terças, quartas, quintas-feiras e aos sábados. Todas as sextas-feiras e um sábado ao mês, o aprendiz participa do Curso de Orientação Profissional na Associação da Pestalozzi Maceió, localizado no Centro, que está habilitada pelo Ministério do Trabalho para a qualificação.

São 10 vagas disponíveis (repositor, operador de caixa, embalador, atendimento ao cliente, balconista de frios e de padaria, serviços gerais, auxiliar de depósito e auxiliar de hortifruti).

Para o preenchimento das vagas PCD é preciso que o cidadão leve o laudo médico que comprove a deficiência com o número da Classificação Internacional de Doenças (CID), além da documentação exigida pelo Sine, como comprovante de residência, das carteiras de trabalho (CTPS) e identidade (RG), CPF e certificados de cursos, caso tenha realizado.

Os interessados devem se encaminhar ao posto de atendimento Sine, localizado ao lado da Estação Ferroviária, no Centro de Maceió, munidos de documentação. O atendimento ocorre das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira, com exceção de feriados. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 3315-6205.

BPC

O Benefício de Prestação Continuada é um mensal no valor de um salário mínimo concedido ao idoso, com 65 anos ou mais, e à pessoa com deficiência, de qualquer idade, que comprovem não possuir meios para se manter ou a família não tenha recursos para mantê-los. O benefício é gerido pelo MDS, sendo operacionalizado pelo INSS.

Sine da Prefeitura disponibiliza vagas de trabalho temporário

Entre os meses de novembro e fevereiro, o mercado de trabalho fica aquecido, com vagas disponíveis para contratações temporárias. O Sine da Prefeitura de Maceió está com cerca de 50 vagas disponíveis na área comercial para os segmentos de padaria, supermercados e lojas.

O perfil para as vagas disponíveis está distribuído entre homens e mulheres com ensino médio completo e experiência para as seguintes funções: frente de caixa, caixa, vendas e encarregado de perecíveis. Já para quem possui apenas o ensino fundamental completo, as vagas são para serviços gerais, auxiliar de cozinha, copeira, pasteleiro, açougueiro e forneiro.

Os interessados no preenchimento das vagas devem se dirigir ao posto de atendimento do Sine Maceió, que fica ao lado da Estação Ferroviária, no Centro de Maceió. No local, os trabalhadores devem apresentar os seguintes documentos: comprovante de residência, carteiras de trabalho (CTPS) e de identidade (RG), CPF e certificados de cursos que tenham feito.

O atendimento acontece sempre das 8h às 14h, de segunda a sexta, com exceção de alguns feriados. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 082 6205.

Captação de vagas

O Sine Maceió disponibiliza aos empresários, de forma gratuita, o serviço de captação de vagas para o mercado de trabalho com banco de dados diverso. Quem deseja cadastrar sua empresa deve procurar a Central de Vagas do Sine da Prefeitura de Maceió, que fica no prédio do Sine, ou enviar um e-mail fazendo sua solicitação ([email protected]). Mais informações pelos telefones 3315-3601 ou 3315-6205.