Economia

Empresários elogiam atendimento para instalação de negócios em AL

Localização estratégica, benefícios fiscais e apoio do Governo são apontados como os fatores decisivos

Por Agência Alagoas 07/11/2016 11h18
Empresários elogiam atendimento para instalação de negócios em AL
Reprodução - Foto: Assessoria

Apoio Irrestrito. Assim o diretor geral da Pointer, Diógenes Ghellere, definiu a atuação do Governo de Alagoas para a instalação do parque fabril da empresa, que funciona no Polo de Marechal Deodoro, produz revestimentos cerâmicos e gera 400 empregos diretos.

“A concretização da fábrica da Pointer em Alagoas só foi possível porque contou com o apoio irrestrito de diversos órgãos do Governo de Alagoas, entre eles a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Secretaria da Fazenda e Instituto do Meio Ambiente”, afirmou Diógenes Ghellere.

O ambiente de negócios em Alagoas tem se consolidado como um dos mais competitivos do país. O Programa do Desenvolvimento Integrado (Prodesin) passou por uma reformulação para garantir incentivos arrojados destinados às empresas que se instalam no Estado, com a redução em 92% do pagamento do ICMS na saída dos produtos industrializados. Além da concessão do diferimento do ICMS sobre os bens destinados ao ativo fixo e sobre a matéria-prima utilizada na fabricação de produtos.

Os mesmos benefícios foram regulamentados em um decreto publicado no dia 14 de abril no Diário Oficial do Estado, para empresas já instaladas em Alagoas.

“O novo sistema de incentivos garante que as empresas já instaladas em Alagoas se mantenham ativas, além de prospectar novos empreendimentos, contribuindo para um ambiente de negócios estável e, consequentemente, gerando emprego e renda para os alagoanos”, disse o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Helder Lima.

Confiança

A Esmalglass, fábrica espanhola de esmaltes, pigmentos e aditivos cerâmicos, iniciou este ano o processo para abrir sua segunda unidade no país em Alagoas (o Grupo possui uma unidade em Criciúma, SC). Para o gerente financeiro do Grupo Esmalglass Itaca, Ricardo de Oliveira, a confiança que o Estado passou para a empresa foi decisiva.

“Alagoas tem localização estratégica, no meio do Nordeste. Além disso, a Pointer (Portobello), líder nacional no setor cerâmico, possui uma unidade no mesmo polo, o que nos permite um trabalho em sinergia. Para completar, a confiança que o Governo do Estado nos passou e o benefício do ICMS foram decisivos”, afirmou Ricardo de Oliveira.

A unidade da Esmalglass em Alagoas será no Polo Industrial de Marechal Deodoro e deve gerar, na fase inicial, 240 empregos diretos e indiretos para atender os mercados da região Norte e Nordeste do país.