Economia

Bovespa sobe nesta quinta-feira e volta aos 64 mil pontos

No ano, o Ibovespa acumula valorização de mais de 47%

Por G1 27/10/2016 16h07
Bovespa sobe nesta quinta-feira e volta aos 64 mil pontos
Reprodução - Foto: Assessoria

O principal índice da Bovespa operava no azul nesta quinta-feira (27), retomando o patamar dos 64 mil pontos perdido no início desta semana, com os ganhos de bancos, da Vale e da Petrobras entre os destaques positivos em sessão marcada por uma série de divulgações de balanços corporativos.

Às 16h05, o Ibovespa subia 1,13%, a  64.546 pontos.

O bom humor também recebia respaldo ainda do mercado externo, com Wall Street sinalizando uma abertura em alta com investidores acompanhando os resultados corporativos.

Destaques do dia

Vale PNA subia 0,91%, mantendo a recente sequência de altas, após ter divulgado nesta quinta lucro líquido de R$ 1,842 bilhão no terceiro trimestre, com maiores volumes vendidos e preços mais altos do seu principal produto.

A preferencial da Petrobras avançava 1,22%. As ações da petroleira têm sido beneficiadas por uma série recente de notícias incluindo desinvestimentos e perspectivas positivas no campo político, destaca a Reuters. Nesta sessão, o impulso adicional vinha da alta nos preços do petróleo no mercado internacional.

 Banco do Brasil liderava as altas do índice, com valorização de mais de 4%. Itaú Unibanco e Bradesco, com forte peso da composição do índice, avançavam 2,55% e 2,05%, respectivamente.

Na outra ponta, Natura e JBS tinham mais um dia de queda.

Natura caía 4,19%, a maior perda do Ibovespa. No radar estava a divulgação de seu resultado trimestral que mostrou queda de quase 45% no lucro líquido no terceiro trimestre.

JBS recuava 3,16%, após a queda de mais de 11% Da véspera, quando anunciou o fim dos trabalhos para reestruturação do grupoem razão de veto do BNDES.

Cenário local e externo

No front local, o mercado segue otimista com o avanço de medidas econômicas no Congresso Nacional. A equipe da corretora Guide Investimentos destacou que as declarações do presidente do Senado, Renan Calheiros, na véspera, garantindo a manutenção do calendário para votação da medida que limita o crescimento dos gastos públicos no Senado pode ajudar a manter o bom humor nos negócios.

Véspera

Na véspera, o indicador fechou quase estável, em dia marcado pela forte queda da JBS após o cancelamento de planos para uma reorganização societária do grupo, que previa a criação de uma holding que agruparia os negócios internacionais da empresa. O Ibovespa recuou 0,06%, a 63.825 pontos.

No ano, o Ibovespa acumula valorização de mais de 47%. Somente na parcial de outubro, os ganhos acumulados chegam a 9,35%. O índice encerrou na semana passada aos 64.108 pontos – o maior patamar de fechamento desde abril de 2012 (64.284 pontos).