Cooperativas

6 de dezembro de 2021 15:01

Ação retirou mais de 70 quilos de recicláveis na orla marítima da capital

Materiais mais encontrados foram garrafas pet, plástico de alimentos, bitucas de cigarro e garrafas de vidro

↑ (Foto: Ascom Sudes)

Iniciada no último domingo (5) e concluída na manhã desta segunda-feira (6), a edição de dezembro do Recicla Maceió recolheu mais de 70 quilos de recicláveis provenientes do descarte irregular na orla marítima da capital. A ação, coordenada pela Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), contou com a parceria do Coletivo Praia Limpa e de duas cooperativas que atendem a cidade: Coopvila e Cooprel Benedito Bentes.

Cerca de 50 pessoas, entre colaboradores da Superintendência, voluntários e cooperados, percorreram a faixa de areia das praias de Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca recolhendo resíduos despejados de forma inadequada por turistas e nativos. Os materiais mais encontrados foram garrafas pet, plástico de alimentos, bitucas de cigarro e garrafas de vidro.

Para Vírgina Lucena, coordenadora de Supervisão de Cooperativas e Recicláveis, ações desse tipo ajudam na preservação, mas ainda é necessário ter o apoio da população.

“De nada adianta se as pessoas não fizerem o descarte correto do resíduo que geram na praia. É essencial que a parceria entre poder público e cidadão aconteça”, disse Virgínia.

A equipe também orientou comerciantes e transeuntes das praias sobre o descarte correto do seu resíduo. “Tudo que passamos e fizemos aqui precisa ser seguido diariamente. Dessa forma, todos assumem a responsabilidade de manter a praia limpa, inclusive, fiscalizando se outras pessoas seguem o exemplo”, concluiu a coordenadora.

Fonte: Ascom Sudes / Texto: Alexandre Vieira

Comentários

MAIS NO TH