Cooperativas

4 de março de 2021 16:00

Operação Bairro Sustentável levará serviços de limpeza e educação ambiental ao Vergel

Na cidade, a região é uma das que mais sofre com descarte irregular de resíduos

↑ Itens produzidos pela Educação Ambiental com a utilização de produtos recicláveis (Foto: Ascom Sudes)

O bairro do Vergel é um dos mais antigos de Maceió. Localizado as margens da Lagoa Mundaú, é habitado, em sua maioria, por pescadores. Hoje, o logradouro sofre com o descarte irregular de resíduos e de cascas de sururu. Buscando levar melhorias para o local, a Prefeitura de Maceió, através da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), levará a Operação Bairro Sustentável para a localidade.

A ação, que ocorrerá nesta sexta-feira (5), consiste em realizar serviços de limpeza como capinação, varrição, pintura de meio fio, recolhimento de resíduos, poda de árvore, coleta seletiva, plantio de mudas e desinfecção de áreas públicas. Nessa edição, as equipes de educação ambiental farão uma oficina de fabricação de sabão com os moradores, visando oferecer a oportunidade de os moradores adquirirem uma renda extra.

De acordo com Kedyna Tavares, Coordenadora de Educação Ambiental, esse tipo de oficina ajuda os moradores a buscarem alternativas para compor sua renda e, como consequência, muda a postura deles sobre a limpeza do local.

“Com o intuito de promover uma conscientização ambiental no Vergel do Lago, a equipe de Educação Ambiental irá levar a oficina para a fabricação de sabão com óleo usado, para que, futuramente, eles possam utilizar isso como fonte de renda. Iremos também fazer uma exposição com objetos recicláveis”, disse a coordenadora. “Além disso, vamos fazer divulgação porta-porta sobre coleta seletiva em parceria com a cooperativa dos Catadores da Vila Emater, a Coopvila. Sabemos que a Educação Ambiental é um instrumento importante para o desenvolvimento sustentável. Então queremos deixar algo de bom para a comunidade, fortalecer as relações entre homem e natureza, gerando mais qualidade de vida e respeito ao meio ambiente”.

O Superintendente da Sudes, Ivens Peixoto, afirma que o local necessita muito dessa ação e que o órgão pretende continuar entrando em regiões e deixando um legado para a comunidade.

“Nós estamos constantemente fazendo a limpeza no bairro do Vergel. Com isso, verificamos que a localidade necessita muito de uma ação que possa trazer diversos serviços, incluindo a educação ambiental. Esse trabalho deve deixar os moradores conscientes dos prejuízos que os descartes irregulares trazem para sua saúde e mudar a atitudes deles a respeito dessa situação. Com esse legado, teremos a população a nosso favor na limpeza da cidade”, completou Peixoto.

Para fortalecer a operação, a Sudes contará com o apoio da ONG Mandaver, que já realiza um trabalho na região, atuando na promoção de cidadania através de ações de assistência e empreendedorismo social. Além disso, o instituto poderá continuar incentivando as práticas sustentáveis aos moradores do bairro.

Fonte: Ascom Sudes / Texto: Alexandre Vieira

Comentários

MAIS NO TH