Cooperativas

28 de fevereiro de 2020 15:15

Workshop de marketing discute a comunicação cooperativista

Evento esteve alinhado com os temas propostos pelo 33º Congresso Cooperativo Mundial, a ser realizado em dezembro de 2020 na Coreia do Sul

↑ Workshop (Foto: Reprodução)

O cooperativismo é feito por pessoas, sendo a comunicação um elemento imprescindível para a disseminação e fortalecimento do sistema como um todo. Nesse sentido, a Central Sicoob Uni realizou o Workshop de Marketing da instituição, voltado para os representantes de comunicação que atuam nas 21 cooperativas filiadas. O evento esteve alinhado com os temas propostos pelo 33º Congresso Cooperativo Mundial, a ser realizado em dezembro de 2020 na Coreia do Sul, e que discutirá o posicionamento das cooperativas e a identidade do sistema.

Realizado nos dias 14 e 15 de fevereiro de 2020, o Workshop de Marketing apresentou cases de cooperativas, boas práticas das instituições, os diferenciais do sistema a serem trabalhados na comunicação em 2020 e os números da house in da Central Sicoob Uni em 2019. A ocasião foi ainda um momento de treinamento dos colaboradores e entrega do Planejamento Sistêmico Regional de Comunicação do ecossistema Sicoob Uni, o qual está em concordância com o planejamento do Sicoob Confederação.

O evento contou também com a Roda Cooperativista, um momento de compartilhamento de ideias mediado por Lila Mesquita, gerente de Marketing da Central Sicoob Uni, e desenvolvido por Daniela Lemke, gerente de Comunicação nacional do sistema OCB, Luís Alberto Pereira, presidente da OCB-GO e Ricardo Elias, embaixador do Instituto Sicoob na Central Sicoob Uni. Marcelo Vieira, executivo nacional de Comunicação e Marketing do Sicoob, também prestigiou o workshop, apresentando conteúdo prático de gestão de crise de comunicação e padronização do uso da marca.

Em sua palestra, Dado Schneider, doutor em Comunicação, frisou o desafio do sistema cooperativista em 2020 para adaptar e entender as mudanças, disseminando os valores do sistema. “O futuro do cooperativismo passa pelo pensamento conjunto, olhar para frente e entender as transformações”, comentou o palestrante.

Sobre o Workshop de Marketing, Lila Mesquita comentou: “num ano de baixa Selic, nosso grande desafio é ajudar a equipe comercial, sem perder o cunho cooperativista, a comunicar utilizando conteúdo criativo e de qualidade, para viralizar, mas com poucos recursos de mídia. É importantíssimo atuarmos alinhados com gestores comerciais no sentido de conseguir aumento no IAP, crédito e investimentos de forma orgânica e segura para cooperativa e cooperados.”

Laís Carvalho, colaboradora da Sicoob UniCentro Brasileira, apontou o planejamento elaborado pela Central Sicoob Uni como um importante ganho para as cooperativas filiadas, uma vez que possibilita o planejamento e a organização das ações, permitindo entregas de melhor qualidade e que evidenciem os diferenciais do sistema.

Alinhamento e aproximação foram os principais pontos enfatizados por Gabriel Silva, colaborador do Sicoob UNRBO. “Ver os projetos que foram apresentados, os cases de sucesso, me deram várias ideias de ações para levar para o Acre. A expectativa era boa e foi superada”, finalizou Gabriel. Por sua vez, Murilo Caetano, colaborador do Sicoob UniCentro Norte Goiano, avaliou: “o evento inovou e trouxe novas informações que vão fazer a diferença no nosso dia a dia. As informações do planejamento vão ser de grande valia no nosso cotidiano. O workshop atendeu às nossas necessidades e foi realizado em um momento oportuno, marcado por mudanças e transições na economia.”

Fonte: Easycoop e Central Sicoob Uni

Comentários

MAIS NO TH