Cooperativas

26 de novembro de 2018 15:51

Cooperativas Educacionais terceirizam gestão de cobranças

Sistema OCB/AL facilita a superação de obstáculos à manutenção saudável de negócios

↑ (Foto: Ascom Sistema OCB/AL)

As instituições privadas de ensino enfrentam por todo o país um desafio conhecido: a inadimplência. Para resolver essa situação e auxiliar na manutenção de negócios cooperativos financeiramente saudáveis, O Sistema OCB/AL¹ ofertou assistência técnica em Cobrança para Coopema², Inovar³, Coopepe 4 e Coopex 5, que, juntas, atendem cerca de três mil estudantes em cinco unidades escolares localizadas em Maceió, Atalaia, Penedo, Piranhas e Paulo Afonso.

Para a diretoria da Casa do Cooperativismo Alagoano, trabalhar a resolução dos desafios particulares de cada ramo é uma linha de atuação importante. “Se é algo que incomoda a todos, a união dos profissionais ajuda a encontrar soluções de forma mais rápida”, explica o presidente Marcos Rocha.

A necessidade de manter níveis toleráveis de inadimplência foi identificada no I Encontro do Ramo Educacional, que aconteceu em outubro, e já neste mês o tema “Cobrança” foi apresentado e foram levantadas as primeiras linhas de ações. A principal é que esse trabalho passará a ser terceirizado para empresa especialista no assunto, dando mais profissionalismo à gestão das instituições de ensino.

De acordo com a diretoria do Sistema OCB/AL, muitos inadimplentes tentam tirar vantagem do fato de conhecerem os gestores das unidades escolares e a terceirização da gestão de cobrança é um passo importante para a realização de um trabalho cada vez mais técnico. “Estamos falando do ambiente de negócios e é importante manter os relacionamentos em níveis técnicos”, explica Marcos Rocha.

Patrícia de Morais, cooperada da Coopex, instituição com 22 anos de mercado, destaca a importância da participação no Programa de Desenvolvimento da Gestão Cooperativa (PDGC) como fundamental para identificar pontos fortes e pontos a serem melhorados no negócio.

“Preencher os formulários nos mostra como estamos. Nós somos uma equipe de professores que também administra seu negócio, e essa parte temos aprendido juntos”, pontuou.

Artur Isidoro, diretor financeiro da Inovar, e Hyago Henrique, vice-diretor financeiro da Inovar, cooperativa educacional que completa seu primeiro ano de atuação no mercado nos próximos dias, declaram que a participação nos encontros serve como termômetro. “Mostra onde estamos errando e onde estamos acertando. E assim é possível alinharmos as atividades de rotina para alcançarmos uma gestão mais assertiva”.

¹Sistema OCB/AL – Formado pelo Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado de Alagoas (OCB/AL) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Alagoas (Sescoop/AL).

²Coopema – Cooperativa Educacional de Maceió.

³Inovar – Cooperativa Maria Cristina de Souza.

4 Coopepe – Cooperativa Educacional de Penedo.

5 Coopex – Cooperativa Educacional de Xingó.

Fonte: Ascom Sistema OCB/AL

Comentários

MAIS NO TH