Cidades
Secretário de Agricultura Familiar representa o Nordeste na Missão Europa - Rotas da Integração
Alagoas participou da maior feira de fruticultura do mundo, a Fruit Attraction 2025

Representando os secretários de Agricultura Familiar do Nordeste, o secretário executivo da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária, Ronaldo Targino, esteve presente na Missão Europa - Rotas da Integração realizada pelo Governo do Brasil, através do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR). A delegação brasileira esteve presente em Portugal e Espanha com agendas entre os dias 29 de setembro e 01 de outubro.
A missão teve como objetivo ampliar os espaços de negócios no mercado internacional, valorizando a produção nacional da agricultura familiar, que compreende 50% da produção do setor em todo o Brasil. Em 2024, o comércio internacional para Portugal e Espanha alcançou um volume relevante, ainda que em menor escala comparado a outros parceiros europeus.
Entre as agendas da Rota da Integração realizada na segunda (29) e terça-feira (30), a delegação brasileira esteve reunida no escritório da APEX Brasil, Portugal, para identificar oportunidades de exportação de frutas e mel para Portugal e a União Europeia e apresentação da Unicafes Nacional do portfólio de produtos das cooperativas da agricultura familiar.
Na Embaixada do Brasil em Lisboa, foi apresentado o trabalho de promoção das exportações brasileiras de frutas em Portugal. Também estiveram nas agendas as cooperativas alagoanas Carpil e a União de Produtores de Própolis Vermelha de Alagoas (Uniprópolis).
Na quarta-feira (01), em Madrid, na Espanha, Alagoas marcou presença na Fruit Attraction, a maior feira do setor no mundo. O secretário de Agricultura Familiar, Ronaldo Targino, destacou que o momento foi um marco para o Estado, sobretudo para a cadeia da fruticultura alagoana, que irá realizar um grande investimento para os agricultores familiares nos próximos dias.
“Alagoas está passando por um estímulo importante para o setor com a chegada da nova etapa do Planta Alagoas, agora com a distribuição de mudas frutíferas do programa Frutifica Alagoas. Participar deste momento e conhecer tudo o que o mundo está oferecendo é importante para entender onde aplicar novos investimentos e fortalecer ainda mais a produção no nosso estado. Estamos aqui abrindo novas oportunidades de negócios para o mercado europeu, através das cooperativas alagoanas”, ressaltou Targino.
.jpg)
Comércio internacional brasileiro
As exportações brasileiras para Portugal somaram US$ 3,5 bilhões, o que representou 1,03% do total exportado pelo Brasil. Portugal figurou como o 23º principal destino das vendas externas brasileiras.
Já para a Espanha, no mesmo período, apresentou resultados expressivos, com superávit favorável ao Brasil. As exportações brasileiras atingiram US$ 10,0 bilhões, um crescimento significativo de 26,9% em relação a 2023, correspondendo a 2,96% do total exportado pelo país. Com esse desempenho, a Espanha consolidou-se como o 5º principal destino das exportações brasileiras.
“Tivemos importantes encontros com representantes comerciais para internacionalizar nossos produtos. Tivemos uma delegação brasileira que representa um exemplo de governança com União, Estado e Municípios para fortalecer a produção brasileira. Estamos levando oportunidades para o Brasil, frutos deste intercâmbio de experiências”, destacou o chefe da delegação, Daniel Alex Fortunato, secretário nacional de Políticas de Desenvolvimento Regional e Territorial no MIDR.
Além de Alagoas, também participaram da delegação representantes do Distrito Federal, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Amapá, Bahia, Pernambuco, entre outros.
Mais lidas
-
1Demência frontotemporal
Esposa de Bruce Willis sobre doença do astro: 'Longo adeus'
-
2Valores
Cooperativas mirins constroem hoje o mundo melhor de amanhã
-
3Dia 1º de outubro
TV Asa Branca estreia seu primeiro telejornal em Alagoas após decisão do STF contra TV Gazeta
-
44x2
CRB sai na frente, mas sofre virada e perde para o Remo em Belém
-
514h44
Sinal da Globo foi interrompido na TV Gazeta de Alagoas no meio da tarde deste sábado