Cidades

Mãe faz apelo por cirurgia de vítima de tentativa de homicídio em Alagoas

Ministério Público reforça que Estado deve garantir atendimento médico a sobreviventes de crimes, assim como ocorre com presos

Por Tribuna Hoje 26/09/2025 15h02 - Atualizado em 26/09/2025 15h17
Mãe faz apelo por cirurgia de vítima de tentativa de homicídio em Alagoas
Caso evidencia as dificuldades enfrentadas por vítimas de crimes violentos no acesso a tratamentos médicos essenciais - Foto: Divulgação

A mãe de Pedro Henrique, vítima de tentativa de homicídio, fez um pedido desesperado de socorro para que o filho possa finalmente ser submetido a uma cirurgia essencial, já marcada e remarcada diversas vezes. O jovem sofreu complicações graves de saúde em decorrência dos ferimentos e aguarda pelo procedimento há semanas.

“Acabei de receber a ligação do hospital. Estou orando a Deus. Como é que eu vou dizer isso para ele? Que ele estava esperançoso e ansioso para ser operado”, desabafou a mãe do rapaz.

A promotora de Justiça Adilza de Freitas, responsável pelo caso, destacou que seu trabalho vai além da responsabilização criminal:
“No Ministério Público, costumo fazer o acolhimento da vítima sobrevivente. Não é apenas buscar a responsabilização do criminoso, mas também entender as consequências do crime. Este jovem quase faleceu em razão de uma infecção causada pela bolsa que ele usa.”

Segundo a promotora, é fundamental que o Estado ofereça às vítimas sobreviventes o mesmo cuidado dispensado a presos. “Acredito que se fosse um presidiário, não teriam desmarcado tantas vezes o procedimento cirúrgico.”

O caso evidencia as dificuldades enfrentadas por vítimas de crimes violentos no acesso a tratamentos médicos essenciais, reforçando a importância de políticas públicas que garantam atenção integral às vítimas.