Cidades
Base de acolhimento e proteção a moradores começa a ser montada no Bom Parto
Estrutura vai contar com assistência à saúde, psicóloga, biblioteca móvel e outros serviços
A Prefeitura de Maceió começou a montagem da base de acolhimento e proteção dos moradores no campo do Bom Parto. O local contará com tendas e salas para atendimento à população, de segunda a sexta, das 8h às 20h.
O líder comunitário do bairro, Fernando Lima, acompanha de perto a medida determinada pelo Gabinete para o Enfrentamento da Crise gerada pelo risco de colapso da mina 18 da Braskem. Ele destacou que se trata de uma ação importante de atenção que os moradores estavam precisando. “O governo municipal está chegando, o prefeito JHC está tendo essa atenção conosco, de trazer para mais perto o serviço de saúde, o de psicologia que a gente está precisando muito pelo que está passando e outros serviços importantes”, diz.
Para a moradora Marilane Ferreiro Albino, que reside em frente ao campo há 59 anos, o funcionamento de uma sala da saúde bem perto de casa. “O posto saiu do bairro e eu não tenho condições de andar para cima e para baixo, tem a dificuldade de transporte. Esse serviço vai facilitar sim”, afirma.
O gari Paulo Tasso de Oliveira trabalha no mutirão de limpeza da Prefeitura de Maceió no Bom Parto e também é morador da região. Ele comemora a iniciativa. “A minha mãe já está sem dormir à noite. Eu ainda estou com medo, todo mundo está com medo. Então é importante ter a prefeitura aqui mais próxima”, diz.
A base irá funcionar enquanto estiver em vigor o decreto de emergência publicado pelo prefeito JHC e validado pelo governo federal. O atendimento inclui ações de assistência social, saúde, assistência psicológica, biblioteca móvel, saúde animal, atendimento à mulher e orientações da Defesa Civil Municipal.
A Autarquia de Limpeza Urbana vai manter equipes na região durante o horário de funcionamento da base, bem como haverá segurança e orientação de trânsito pelo DMTT e a Guarda Civil Municipal.
O atendimento também vai contar com a atuação de voluntários da Cruz Vermelha em Maceió.
Leia também
Coordenador Defesa Civil de Maceió diz que evento em mina é inédito, mas houve tempo de se preparar Lagoa Mundaú MPF, MP/AL e DPU recomendam que Braskem garanta auxílio-financeiro a pescadores e marisqueiras Atualização Nota da Defesa Civil aponta leve aumento no deslocamento vertical da mina 18 Pedido da OAB/AL Conselho Nacional de Direitos Humanos vem a Maceió monitorar Caso Braskem Reunião Colapso do solo em Maceió: Rodrigo Cunha e prefeito pedem união para enfrentar crise Minas da Braskem Governador vai a Brasília tratar da situação dos moradores do Bom Parto, Flexais e Marquês de Abrantes Acolhimento Famílias abrigadas em escola municipal serão transferidas para Casa de Passagem Familiar Calamidade Renan Calheiros pede à Braskem para abrir 'caixa preta' da tragédia Ato unificado Vítimas de afundamento realizam protesto nesta quarta Mensagem Vídeo: Alexandre Sampaio denuncia ameaça Crise Maceió completa 208 anos em meio à tragédia da Braskem Caso Mutange Prefeito JHC alinha plano de trabalho no Ministério de Desenvolvimento para reduzir danos causados pela Braskem Gestor Prefeito JHC pede apoio de ministério por pescadores e marisqueiras de Maceió Nota Mina 18 apresenta aumento no movimento de 6,5 cm nas últimas 24 horas Afundamento do solo IMA autua Braskem em mais de R$ 72 milhões por risco de colapso da mina 18 Atualização Mina 18: Defesa Civil reduz nível operacional de perigo iminente para risco de menor gravidade Aviso Prefeito JHC anuncia fim de alerta máximo da mina 18 Parlamentar “A CEI da Braskem deve investigar os crimes cometidos pela empresa e seus cúmplices”, defende Teca Nelma Em Dubai Secretário do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos denuncia Braskem na COP28 Caso Mutange Defesa Civil estadual realiza reunião com técnicos para reavaliar situação da mina 18 'Não é momento' Jorge e Mateus cancelam show em Maceió após incidente em mina da Braskem 5 bairros Projeto que impede uso comercial de área evacuada pelo afundamento de solo é apresentado Brasília Governador Paulo Dantas pede à AGU revisão de acordo entre Braskem e Prefeitura de MaceióMais lidas
-
1Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
2Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
3Consciência Negra
Jorge Aragão anima noite de sexta no Vamos Subir a Serra na Orla de Maceió
-
4Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha
-
5Serviço
Veja relação do que abre e fecha no Feriado da Proclamação da República em Alagoas