Cidades

Alagoas já tem 11 municípios em situação de emergência

No estado, mais de 300 famílias ficaram desabrigadas e recebem assistência nos municípios

Por Davi Salsa com assessorias 26/05/2022 14h06 - Atualizado em 26/05/2022 14h43
Alagoas já tem 11 municípios em situação de emergência
Em Arapiraca, águas invadiram residências no bairro Brasiliana - Foto: Davi Salsa


Onze municípios já decretaram situação de emergência por conta das fortes chuvas que vêm caindo em Alagoas desde o início desta semana.

De acordo com informações repassadas pela Defesa Civil de cada município, a classificação de maior risco para a população é a situação de emergência, a exemplo de Maceió, Arapiraca, Penedo, Barra de São Miguel, Roteiro, Maceió, São Miguel dos Campos, Porto Calvo, Traipu, Marechal Deodoro, Boca da Mata e Coruripe.

O acompanhamento está sendo feito diariamente. Além da situação de emergência, a Defesa Civil ainda tem mais duas classificações: a de atenção e alerta.

Rio Largo, Paripueira, Pilar, Satuba, São Luís do Quitunde, Atalaia, Passo do Camaragibe, Murici, Messias e Matriz do Camaragibe encontram-se em estado de alerta.

Já os municípios de Palmeira dos Índios, Penedo e Feliz Deserto em estado crítico. Com isso, 11 municípios encontram-se em situação de emergência, três em estado crítico e dez em estado de alerta.

Mais chuvas

A previsão do tempo ainda indica chuvas no leste do Nordeste, entre Alagoas e Rio Grande do Norte, até pelo menos o próximo final de semana, dias 28 e 29 de maio. A informação foi divulgada no site do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), na manhã desta quinta-feira (26). Os maiores volumes (de até 90 mm) são previstos para o leste de Alagoas e Sergipe. Já na sexta-feira, a chuva deverá se intensificar em toda a faixa litorânea do Rio Grande do Norte e até mesmo atingir o litoral norte do Ceará. 

Segundo o Inmet, deverá voltar a chover forte no final do dia também na Paraíba e em Pernambuco. O instituto reforça para atenção especial para as atualizações das previsões e Avisos Meteorológicos especiais, principalmente entre os dias 28 e 29, quando os volumes de chuva podem ultrapassar, pontualmente, os 100 mm/dia.