Cidades

2 de março de 2021 16:28

Guia para pagamento do IPTU 2021 pode ser retirada no site da prefeitura

Os carnês do IPTU deste ano também estão sendo entregues pelos Correios

↑ Carnês de IPTU já estão disponíveis no site (Imagem: Reprodução)

Os contribuintes maceioenses já podem efetuar o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2021 por meio de uma guia de pagamento diretamente no site da Prefeitura de Maceió – www.maceio.al.gov.br – no menu IPTU 2021. Para ter acesso ao guia, basta informar o número de inscrição do imóvel no espaço solicitado e imprimir o documento. Os carnês do IPTU deste ano também estão sendo entregues pelos Correios.

É possível pagar o tributo em cota única com desconto de 10% até o dia 31 de março, ou optar pelo parcelamento em até 10 vezes, sem desconto. Para os casos de pagamento parcelado, o valor mínimo é de R$ 30,00 e o vencimento é sempre no último dia útil de cada mês. Nesta opção, a primeira parcela, assim como no caso da cota única, vence no dia 31 de março.

De acordo com dados da Arrecadação da Secretaria Municipal de Economia (Semec), o IPTU representa mais de 20% da receita própria do município e a expectativa de arrecadação para este ano gira em torno de R$120 milhões.

“O IPTU é um dos principais tributos municipais. O papel da gestão municipal é transformar o valor arrecadado em melhorias na cidade, devolvendo à população sua contribuição em forma de investimentos na Saúde, Educação, Esporte, Lazer, Infraestrutura, entre outros”, destacou o secretário municipal de Economia, João Felipe Borges. “Só a união da população, cumprindo com suas obrigações fiscais e legais, e da administração pública, com seu corpo técnico, planejando e executando ações, fará o desenvolvimento local acontecer com inclusão, geração de trabalho e renda, e qualidade de vida.”

Débitos Anteriores

Débitos de IPTU podem gerar protesto da dívida ativa, cobranças judiciais e penhora de valores em conta corrente ou mesmo do próprio imóvel sobre o qual recai a dívida. Os débitos podem ser negociados a qualquer momento por meio do portal de serviços da Prefeitura www.online.maceio.al.gov.br ou de atendimento presencial por agendamento que deve ser feito no mesmo portal.

Fonte: Secom Maceió

Comentários

MAIS NO TH