Cidades

31 de outubro de 2020 19:29

Secretaria atua para coibir trabalho infantil em cemitérios em Maceió

Prática é muito comum neste período do ano

↑ Foto: Assessoria

Nesta sexta-feira (30), a equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) deu início às visitas aos cemitérios de Maceió com o objetivo de conscientizar sobre os riscos do trabalho infantil. A ação faz parte de um trabalho em conjunto com diversos órgãos municipais e de defesa dos direitos da criança e do adolescente, no intuito de coibir esta prática nos cemitérios da capital no Dia de Finados.

Foram visitados os cemitérios públicos São Luís, no bairro da Santa Amélia, Mãe do Povo, em Jaraguá, São José e Piedade, no Prado, e Santo Antônio, em Bebedouro.

De acordo com a técnica de referência da Coordenação de Enfrentamento ao Trabalho Infantil da Semas, Lidiane Guedes, não haverá a limpeza dos jazigos no Dia de Finados, então entende-se que o trabalho infantil seria realizado antes, por isso as equipes da Semas estão realizando todo o trabalho educativo nos dias que antecedem o feriado.

“O intuito da ação é o de proteger as crianças e os adolescentes, levando em consideração que as atividades desempenhadas pelas crianças nos cemitérios estão na lista Tip, e são consideradas as piores formas de trabalho infantil. Essas formas de trabalho infantil apresentam um grande prejuízo à saúde física e mental pelas condições biológicas e insalubres. Durante o trabalho feito esta manhã, os cemitérios estavam vazios e encontramos um adolescente em situação de trabalho no cemitério Santo Antônio. Também notamos a presença maciça da equipe da Superintendência de Desenvolvimento Sustentável(Semds), que estava fazendo a limpeza dos cemitérios ”, explicou a técnica.

Além disso, as equipes de Abordagem Social, das ações Estratégicas do Peti, fiscais de posturas e a equipe do Peti Volante programaram e estão realizando diversas ações de combate ao trabalho infantil neste período.

A Coordenação de Enfrentamento ao Trabalho Infantil da Semas também produziu áudios, vídeos e atividades educativas, além de materiais falando sobre o tema, que foram compartilhados nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centros de Referência de Especializado de Assistência Social (Creas), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e Centros Pops.

Fonte: Secom

Comentários

MAIS NO TH