Cidades

Projeto Saúde em Cores do Campus Ifal Benedito Bentes inicia campanha Novembro azul

Estudantes do curso técnico em Enfermagem preveem ações por doze meses no Campus Benedito Bentes para alertar sobre prevenção à saúde

Por Assessoria 06/11/2019 08h01
Projeto Saúde em Cores do Campus Ifal Benedito Bentes inicia campanha Novembro azul
Reprodução - Foto: Assessoria

Os alunos do curso técnico em Enfermagem do Campus do Ifal Benedito Bentes integrantes do projeto “Saúde e suas Cores” concluíram nesta quinta-feira (31) a campanha Outubro Rosa e emenda a ação com uma nova mudança de tonalidade. É que a partir desta sexta-feira (1º) tem inicio, na unidade federal de ensino da parte alta de Maceió, a Campanha Novembro Azul de combate ao câncer de próstata. Serão doze meses de alternância de cores no campus para lembrar as comunidades interna e externa sobre a necessidadede prevenção à saúde.

Com tecidos e faixas nas cores rosa e azul nas mãos, os estudantes Carlos Henrique, Louise Rachel, Alice Moura, Ana Carolina e Évia Larissa fizeram na tarde de quinta-feira (31) a substituição dos tons da campanha. O projeto, sob a orientação da professora Paulyanne Magalhães e apoio dos docentes Salomão Patrício França, Letícia Oliveira de Melo e Kaline Delgado Gama, visa alertar sobre os cuidados com a saúde por meio de estímulo à prevenção de doenças e de risco à vida das pessoas.

A iniciativa começou em setembro com a ação de combate ao suicídio onde o amarelo foi a cor predominante no campus. O estudante Carlos Henrique explicou que na campanha de combate ao câncer de próstata serão adicionadas  também ações de prevenção ao câncer de testículo com atividades de conscientização no dia 13 de novembro e, no dia seguinte (14) Dia Mundial do diabetes, haverá sequência com uso de equipamentos de medição para prevenir essa doença que, entre 2010 e 2016, provocou a morte de 406.452  brasileiros. Nessa data, os estudantes pretendem montar um painel interativo sobre o uso de alimentos cuja dosagem excessiva pode prejudicar a saúde humana.

Em dezembro, a cor laranja será aplicada pelo projeto no campus para passar uma mensagem de que o câncer da pele pode ser prevenido.

Os estudantes relacionaram  a tonalidade que será aplicada no Ifal Benedito Bentes a cada mês, bem como o que ela representa para a saúde da população: