Cidades

19 de outubro de 2019 15:48

Maceió Rosa: mutirão leva serviços a 59 unidades de saúde

Unidade na Ponta da Terra distribuiu até mudas de ipê rosa

↑ Foto: Assessoria

“Eu me amo e por isso me cuido”. É com essa determinação que a pensionista Josilda dos Santos, de 64 anos, sai satisfeita da Unidade Básica de Saúde Osvaldo Brandão Vilela, em Ponta da Terra, com a solicitação da mamografia em mãos. Ela foi uma das mulheres atendidas pelo mutirão de saúde da campanha Maceió Rosa, que aconteceu neste sábado (19) em 59 unidades de saúde de Maceió: “Vim aproveitar, pois hoje é o nosso dia e precisamos nos cuidar. Fui bem atendida aqui”, acrescentou Josilda.

A Prefeitura de Maceió mobilizou, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o atendimento nos oito Distritos Sanitários da cidade com o objetivo de conscientizar sobre a prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do câncer mama. As mulheres tiveram acesso aos serviços de aferição de pressão arterial, glicemia capilar, testes rápidos, citologia, solicitação de mamografia de rastreamento, atividades físicas, atendimento médico, palestras, corte de cabelo, avaliação nutricional, além de outras ações.

Eliane Lessa, diretora da UBS Osvaldo Brandão, destaca que os serviços disponibilizados no sábado foram um grande incentivo para que a conscientização sobre o cuidado com a saúde e o atendimento atingisse um público maior. “As mulheres vieram ter o contato com uma mensagem de prevenção. Hoje é um dia em que as mulheres têm um tempo, já que na semana tudo se torna mais corrido, então aqui no sábado podem ser atendidas com esses serviços. É muito importante que as mulheres se amem, se toquem e se cuidem”, recomendou a diretora.

A unidade na Ponta da Terra distribuiu até mudas de ipê rosa. O ambiente recebeu a decoração e os servidores também vestiram rosa. Enquanto as mulheres eram atendidas, tinha música com o estudante de Enfermagem e voluntário Caio César: “Foi um momento de cultura proporcionando tranquilidade como mais uma opção para agregar ao objetivo do Maceió Rosa e conscientizar sobre a prevenção do câncer de mama”.

A aposentada Gilda Araújo aos 65 anos também conseguiu a solicitação para a mamografia e aproveitou para retocar o corte de cabelo. “É uma ação muito boa, porque peguei os papéis para os exames de citologia, mamografia, e estou aqui ajeitando o cabelo. Precisamos participar de tudo pra cuidar da saúde”, exaltou.

Maceió Rosa

A Prefeitura de Maceió, em parceria com a Casa Rosa e o Grupo de Mama Renascer, promovem, de 1º a 30 de outubro, atividades alusivas à campanha Maceió Rosa 2019. A programação inclui ações de conscientização para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama em diferentes locais da cidade, e a realização de exames em mulheres de 50 a 69 anos, conforme recomendação do Ministério da Saúde. Na quinta-feira (17), a campanha levou a Feira de Serviços Benedito Bentes. A próxima mobilização será no Dia Rosa (23) no Calçadão do Comércio, no Centro.

Fonte: Secom

Comentários

MAIS NO TH