Ciência e Tecnologia

Facebook recebe "nudes" para barrar "pornô de vingança"

Rede social diz que não guarda imagens, mas mantém "digital" da foto para encontrar cópias

Por Fonte: G1 08/11/2017 16h59
Facebook recebe 'nudes' para barrar 'pornô de vingança'
Reprodução - Foto: Assessoria
O Facebook está recebendo “nudes” de australianos. que acreditam terem sido vítimas de “pornô de vingança”. O objetivo do projeto, em parceria com o governo do país, é justamente combater na rede social a exposição de imagens íntimas para humilhar as pessoas retratadas.

A iniciativa foi anunciada na quinta-feira (2) pela eSafety, agência do governo da Austrália que promove a segurança online. Outros três países fazem parte dela: Reino Unido, Canadá e Estados Unidos.

Funciona assim:

se suspeitar que teve alguma imagem íntima compartilhada sem seu consentimento em sites do Facebook, qualquer cidadão australiano pode acionar a eSafety; para comprovar se o abuso está em curso, a agência solicita que o usuário use o serviço de bate-papo Messenger para enviar a si a imagem que acredita estar circulando; após ser notificado, o Facebook tira a “digital” da foto, uma espécie de “identificação biométrica” da imagem que passa a ser guardada pelo Facebook (a foto, e seus componentes visuais, não são armazenados); a partir daí, os algoritmos da rede social comparam essa “digital” com a de outras imagens; se baterem, as imagens são deletadas e não podem mais ser publicadas.

Segundo o Facebook, o veto às fotos flagradas vale para todas as suas plataformas, menos para o WhatsApp.

Essa tecnologia já funciona para vetar imagens de ações extremistas, como propagandas terroristas. Essa é a primeira vez que o Facebook usa o recurso para outra finalidade.