Cidades

Familiares e amigos se despedem do piloto Abraão Farias em clima de comoção e dor

Segundo relatos, jovem era muito querido e cativava a todos com quem convivia

Por Emanuelle Vanderlei com Tribuna Hoje 28/05/2019 19h06
Familiares e amigos se despedem do piloto Abraão Farias em clima de comoção e dor
Reprodução - Foto: Assessoria
Em clima de comoção e consternação familiares e amigos se despediram na tarde desta terça-feira (28), do piloto Abraão Farias. O jovem sonhador que teve seu vôo interrompido pela fatalidade de uma tragédia foi sepultado no Memorial Parque Maceió, no Benedito Bentes. Abraão estava com o cantor Gabriel Diniz, saindo de Salvador para a capital alagoana, quando sofreram um acidente e avião caiu no município de Estância, em Sergipe. Membro do aeroclube de Maceió, ele é lembrado por sua paixão pela aviação desde criança, não apenas pelos colegas da área, mas por amigos da igreja, vizinhos, e familiares. O perfil brincalhão e extrovertido cativava a todos por onde passava, segundo os relatos. Músico da banda da igreja, era um cristão muito ligado à religião. Seu corpo foi velado na Assembleia de Deus no bairro da Santa Lúcia, e aglomerou uma multidão de pessoas da comunidade, crianças e adultos aos prantos, lamentando a perda.

Pais do piloto acompanhados da irmã durante o sepultamento (Foto: Edilson Omena)

Muito abalada, a mãe carregava uma miniatura de uma aeronave e uma farda de Abraão. “Por que foi embora tão cedo?”, perguntava ela debruçada sobre o caixão. O pai, consternado, se despediu prometendo um encontro “lá em cima”. As irmãs, repetiam entre lágrimas o questionamento incrédulo “meu Deus, o meu irmão não! Por que?” Entre as pessoas que acompanhavam o cortejo, amigos de outras cidades vieram prestar suas últimas homenagens. “Ele era uma pessoa maravilhosa, sempre alegre, divertido, uma pessoa muito boa”, disse Adriana Batista, ao lado de sua sobrinha Viviane. As duas relatam que sempre andavam com ele de avião e que durante os vôos ele mantinha o bom humor.

A vizinha e amiga Ana Mello relembra as histórias com Abraão (Foto: Edilson Omena)

A vizinha Ana Mello se emociona ao contar suas memórias. “Era um menino maravilhoso, não tinha quem não se encantasse por ele. A forma dele alegre e descontraído, muito extrovertido e amigo. A palavra que define o Abraão nos momentos bons e nos momentos ruins, amigo. Hoje nós estamos aqui infelizmente, para dar o último adeus”. Ele fazia questão de dividir a paixão pela aviação com as pessoas próximas. “Gostava de ir na minha casa para comer bacalhau, ele dizia muito assim ‘Ana, eu vou lá, mas você vai fazer bacalhau. Se você fizer eu vou!’. Ele era muito menino, mas muito profissional. Já havia me convidado para voar com ele, eu não tive coragem, mas meu esposo já voou com ele e disse que o menino brincalhão é totalmente diferente”, conta Ana. A esposa do pastor discursou nos momentos finais do sepultamento, ela relatou que conhecia Abraão desde os 3 anos, e que ele gostava de brincar “Quando via um avião passando no céu ele dizia ‘eu vou voar’”. Em sua mensagem, a irmã da igreja elogiou o talento como músico, e lembrou da devoção que ele tinha a Deus.

Amigos e familiares foram ao Memorial Parque Maceió se despedir do piloto Abraão Farias (Foto: Edilson Omena)

Pai do piloto conta versão diferente da divulgada pelo aeroclube sobre a atividade profissional do filho A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) suspendeu, de forma cautelar, as operações do Aeroclube de Alagoas e abriu investigação para apurar as responsabilidades após a queda do monomotor que vitimou os pilotos alagoanos Abraão Farias e Linaldo e Xavier e o cantor Gabriel Diniz. Além da suspensão das atividades do Aeroclube, nove aeronaves foram interditadas pela Anac. Em nota, a agência informou que a aeronave que transportava Gabriel Diniz estava com os certificados válidos, o Certificado de Aeronavegabilidade (CA) até fevereiro de 2023 e a Inspeção Anual de Manutenção (IAM) até março de 2020. No entanto, há a suspeita de táxi-aéreo irregular, já que a aeronave era autorizada apenas para fazer voos de instrução. De acordo com a direção do aeroclube, o voo foi uma espécie de “carona” dada pelo piloto ao cantor. “Os pilotos que são diretores do Aeroclube estavam voando para Bahia para passar um final de semana lá. Poderia estar voando mesmo sendo de instrução, mas não pode locar porque não é táxi aéreo, o Gabriel Diniz estava de carona”, disse a direção do Aeroclube. Mas em entrevistas as emissoras de TV locais, o pai de Abraão Farias [piloto], o aposentado Erivaldo Farias explicou que o filho foi contratado pelo cantor para fazer o voo. O acordo teria custado R$ 4 mil com o pagamento previsto no desembarque, em Maceió, o que não ocorreu. “Foi fretamento. Ele chamou Abraão pra fazer a viagem e eles dois fizeram o acerto da viagem e ficou acertado por R$ 4 mil. Tinha que abastecer e, quando foi voar, o Abraão pagou o abastecimento do próprio bolso e o cantor ficou de, quando terminar o show, acertar", afirmou Erivaldo Farias em entrevista a Tv Gazeta.