Cidades

15 de maio de 2019 13:42

Assistentes sociais reforçam acolhimento no HE do Agreste

Profissionais de saúde comemoram o Dia do Assistente Social nesta quarta-feira

↑ Usuários recebem carinho e acolhimento dos assistentes sociais no HE do Agreste Fotos: Davi Salsa

Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) têm o direito a um atendimento com qualidade e humanizado no ambiente hospitalar.

Além das equipes médicas e de apoio técnico e administrativo, um importante elo nessa atenção aos pacientes, familiares e acompanhantes são os assistentes sociais, que celebram seu dia nesta quarta-feira (15).

Com quase 16 anos de atividades, o Hospital de Emergência Daniel Houly, localizado em Arapiraca e vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), é uma referência no acolhimento e atendimento humanizado aos usuários do SUS, mais especificamente aos pacientes com traumas de média e alta complexidade oriundos de 54 municípios do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco, em Alagoas, além de cidades de estados vizinhos como Pernambuco, Sergipe e Bahia.

O coordenador do Serviço Social do HE do Agreste, assistente social Rodrigo Barbosa, revela que o propósito das equipes é dar apoio às famílias que chegam ao hospital, na maior parte das vezes, muito angustiadas e fragilizadas devido ao estado de saúde de seus parentes.

“Temos duas equipes fazendo esse acolhimento, vinte e quatro horas, nas áreas da emergência e da internação. Contamos com total apoio da gerente-geral Regiluce Santos, nesse trabalho que fazemos entre pacientes, familiares, acompanhantes e a direção do hospital”, acrescenta.

A assistente social Janiele Barbosa atua na área da internação e salienta o fortalecimento e continuidade desses vínculos durante o tempo em que o paciente estiver na unidade.

“Fazemos esse acolhimento desde a admissão até a alta médica, com orientações das mais variadas, incluindo os cuidados e os encaminhamentos para que sejam garantidos os direitos previdenciários e de seguros mesmo depois que o paciente deixa o hospital”, explica.

Neste dia 15 de maio, os assistentes sociais de todo o país comemoram a aprovação do Decreto 994/62 que regulamenta a profissão e cria os Conselhos Federal e regionais, fato que instituiu a categoria os instrumentos normativos e de fiscalização.

Comentários

MAIS NO TH