Cidades

24 de março de 2019 17:10

Integração temporal em Maceió cresce 24% nos dois primeiros meses de 2019

SMTT registra aumento no número de usuários que se beneficiam do serviço, que atualmente conta com 1.208 possibilidades

↑ Integração temporal registra aumento nos primeiros dois meses de 2019 (Foto: Pei Fon / Secom Maceió)

Desde que foi implantada pela Prefeitura de Maceió, ainda em 2016, diversas possibilidades de integração temporal foram inseridas ao Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM). Mês a mês, as equipes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) têm registrando o aumento no número de usuários que se beneficiam do serviço, que atualmente conta com 1.208 possibilidades de integração.

Entre janeiro e fevereiro de 2019, a equipe de Mobilidade da SMTT contabilizou um aumento de 24,2% no número de integrações temporais realizadas, se comparado com o mesmo período do ano passado. Em 2018, nos dois primeiros meses do ano, foram registrados 118.121 mil usos do benefício. Já em 2019, o número subiu para 146.700 mil utilizações.

A integração temporal é um benefício ofertado aos usuários do transporte público que utilizam o Cartão Bem Legal em qualquer modalidade, possibilitando o uso de mais de um ônibus pagando apenas uma passagem. Para que a vantagem seja desfrutada, é preciso respeitar o prazo máximo de 90 minutos, que começa a ser contado a partir do momento em que o cartão passa no validador do primeiro veículo. O usuário deve estar atento ao sentido de direção do coletivo.

Para que o usuário entenda e faça bom uso da temporalização, é preciso saber exatamente para qual local pretende ir e observar se o veículo onde ele se encontra está no mesmo sentido de direção do primeiro embarque. As possibilidades de cada coletivo podem ser conferidas no site de serviços da SMTT. Também é importante que o usuário saiba quais são as conexões das linhas antes de embarcar. Frequentemente são realizados novos estudos com o intuito de analisar a viabilidade de ampliação da integração.

Participação cidadã

Qualquer cidadão pode sugerir que a integração seja implantada em determinada linha. Basta comparecer à sede do órgão, localizada na Avenida Durval de Góes Monteiro, número 829, no bairro Tabuleiro do Martins, e registrar a solicitação. O horário de atendimento é das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira.

“Cada vez que um cidadão faz a solicitação de implementação de uma nova possibilidade de integração temporal, a SMTT avalia a viabilidade de execução. Julgamos as solicitações dos usuários do transporte coletivo como extremamente importantes, já que essas pessoas utilizam diariamente o SIMM e podem sugerir melhorias para a sua comunidade”, explica o coordenador de Controle Integrado do SIMM, Silvio Sarmento.

Fonte: Ascom SMTT

Comentários

MAIS NO TH