Cidades

22 de março de 2019 15:54

Comerciários alagoanos farão eleição histórica

Até 800 pessoas poderão votar no pleito do dia 10 de abril

↑ Secea fica na Avenida Walter Ananias, 1138, em Jaraguá (Foto: Google Maps)

Os trabalhadores no comércio de Alagoas irão às urnas dia 10 de abril para eleger a nova diretoria, o conselho fiscal e o conselho de delegados do Sindicato dos Empregados no Comércio do Estado de Alagoas (Secea). A categoria, nos últimos trinta anos, nunca participou em grande número do processo eleitoral da entidade.

Num universo de 50 mil comerciários em todo o Estado de Alagoas, algo entre 200 e 800 trabalhadores e trabalhadoras do setor participavam da escolha dos dirigentes da entidade. Ainda assim, um processo judicial, que tramitou por quatro anos na 8ª Vara do Trabalho de Maceió, identificou, na última eleição ocorrida em 2011, que cerca de 300 assinaturas de supostos eleitores foram falsificadas.

Por esta razão, a juíza titular da 8ª VT da capital determinou o afastamento da diretoria que governava a entidade há 30 anos e nomeou uma Junta Governativa provisória para administrar e realizar nova eleição para os cargos dirigentes do Secea.

Após a posse da comissão provisória, em novembro de 2018, descobriu-se que a entidade não possuía filiados e filiadas para viabilizar uma eleição. Por isto, os integrantes da Junta – Jammes Azarias da Silva, José Diogo Lima Dantas e José Moraes Júnior – decidiram possibilitar a ampla participação da categoria no processo eleitoral.

“Ficou definido que todo comerciário com um ano de trabalho ininterrupto no comércio poderia se candidatar e que, todo comerciário com seis meses de carteira assinada pode votar, mesmo não sendo filiado ao sindicato”, explicam os representantes da comissão.

Também ficou estabelecido que urnas fixas seriam colocadas nas empresas com mais de 100 funcionários que assim autorizassem. Outras urnas seriam disponibilizadas nos três grandes shoppings centers de Maceió, na sede histórica da Ordem dos Advogados do Brasil/Seccional Alagoas (OAB/AL) e nos centros comerciais dos bairros do Jacintinho e do Benedito Bentes I. A medida resultou na disponibilização de 49 urnas em 40 locais de votação para os comerciários e comerciárias do estado.

“Pela primeira vez na história recente do Secea, três chapas concorrerão no pleito. São quase 60 candidatos inscritos à disposição da categoria. Todas as chapas estão em campanha desde o dia 11 de março. Além disto, a eleição mobilizará 197 mesários e outros 50 veículos para transporte das equipes no dia da eleição. Serão mais 30 advogados, em média, envolvidos”, comemora a Junta Governativa provisória.

Por tudo isto, a Junta Governativa do Secea assegura que esta tem tudo para ser uma eleição histórica, a maior do segmento na história recente da entidade. A expectativa dos envolvidos é de que, pela primeira vez, ao menos quatro mil comerciários e comerciárias compareçam às urnas para fazer valer a verdadeira democracia sindical.

Fonte: Assessoria

Comentários

MAIS NO TH