Cidades

Impasse na folia: Pinto da Madrugada quer o sábado de prévias só para ele

Liga Carnavalesca diz que atrasos do bloco no sábado são constantes

Por Texto: Rívison Batista 26/02/2019 20h57
Impasse na folia: Pinto da Madrugada quer o sábado de prévias só para ele
Reprodução - Foto: Assessoria

Polêmica no Carnaval de Maceió. Um impasse entre o bloco Pinto da Madrugada e a Liga Carnavalesca da capital alagoana, que vinha acontecendo nos bastidores, veio a público nesta semana após um dos diretores do bloco afirmar, em vídeo divulgado nas redes sociais, que o Pinto da Madrugada teria atrasado o desfile por causa de uma decisão da Liga de colocar os demais blocos à frente. Já a Liga Carnavalesca diz que a decisão de os demais blocos saírem antes se deu após acordo com o Ministério Público Estadual (MP/AL), pois, de acordo com diretores da Liga, seria o bloco Pinto da Madrugada que estaria atrasando as outras agremiações. Diante da polêmica, o diretor do bloco diz que gostaria que o sábado das prévias fosse só para o Pinto da Madrugada.

O presidente da Liga Carnavalesca, Dinho Lopes, afirmou à reportagem da Tribuna que “a Liga tem toda a boa vontade de aparar qualquer aresta e não tem interesse em aumentar essa polêmica”. “Carnaval é para agregar. Baseado nisso, nós somos totalmente contra o que vem sendo colocado. Temos que respeitar a tradição de todos os blocos que desfilam durante o sábado das prévias. O bloco das Pecinhas, por exemplo, tem 36 anos de história. Estão dando importância a uma coisa diferente. Quando o Pinto fala que chegou a hora de ele sair só, como acontece no Galo da Madrugada [em Recife], eu acho que ele poderia fazer exatamente igual ao Galo e sair no sábado do Carnaval alagoano. Eu acredito que a população de Maceió iria ficar profundamente agradecida, pois iria ter uma movimentação grande no sábado”, afirmou Lopes.

Dinho Lopes diz que, diante dos fatos, o que não pode ser feito é sacrificar o desfile de blocos que têm mais de 30 anos de tradição. “Nós procuramos o Ministério Público para evitarmos esse tipo de problema. A decisão de os demais blocos saírem antes do Pinto da Madrugada foi uma decisão tomada após uma reunião com o presidente do Pinto. Existe uma documentação assinada comprovando isso. Não foi uma decisão a bel-prazer da Liga Carnavalesca”, disse o presidente.

Componentes da diretoria da Liga Carnavalesca afirmam que, nos últimos anos, o bloco Pinto da Madrugada tem atrasado o desfile para garantir transmissões ao vivo na televisão, inclusive em rede nacional.

“Nós não somos contra que o bloco [Pinto da Madrugada] seja destaque em transmissões de televisão. Nós somos a favor. Estão divulgando Alagoas para o Brasil. Agora, esse atraso já vem sendo causado há anos, porque esperam o horário do jornal para o bloco aparecer na TV. Para se ter uma ideia, o Pecinhas, no ano passado, só teve acesso à avenida às 14h”, declarou Lopes, que completou afirmando que cada bloco tem direito a 4 horas de desfile, sendo que às 17h os blocos são obrigados a desligar os trios elétricos, segundo o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado no MP/AL. “Ou seja, no ano passado, os demais blocos tiveram cerca de três horas de desfile”, afirmou Lopes.

"Chegou o momento do Pinto"

O diretor do bloco Pinto da Madrugada, Hermann Braga, também falou à reportagem e disse que a questão de parar para ter transmissões ao vivo na televisão importa menos que outras questões que devem ser colocadas. “O debate que a gente quer é bem objetivo e transparente. O Pinto da Madrugada ganhou relevância na capital. Como acontece em outras capitais, que outras tradições têm seu dia para desfilar, chegou o momento do Pinto. O presidente da Liga, durante reunião no Ministério Público, usou as seguintes palavras: ou o Pinto da Madrugada desfila depois dos blocos da Liga ou reduziremos o desfile do Pinto da Madrugada. Para evitar qualquer tipo de polêmica, acabamos cedendo a essa situação”, disse o diretor.

De acordo com o diretor do bloco, independente de transmissão televisiva, chegou o momento de o Pinto da Madrugada ter seu dia nas prévias do Carnaval de Maceió. “Na sexta-feira, nós já temos um grande evento que é o Jaraguá Folia. Minha proposta seria que o sábado ficasse só para o Pinto, e os demais blocos desfilassem no domingo. A gente fortaleceria o domingo dessa forma. Ganharia mais uma perspectiva no domingo. Dessa maneira, creio que as Pecinhas de Maceió ficariam como o grande destaque do domingo”, afirmou.

Ainda segundo o diretor do bloco, os blocos que saíram na frente do Pinto da Madrugada foram os responsáveis pelo atraso do Pinto neste ano. Quanto à proposta da Liga de o Pinto sair no sábado de Carnaval, Hermann Braga diz que “se o bloco quiser desfilar, vai desfilar como mais um desfile”. “Teria o Pinto das prévias e o Pinto do Carnaval. Isso não é proposta. Isso é um jogo retórico”, disse o diretor.