Cidades

19 de fevereiro de 2019 23:50

Procon Maceió fiscaliza padaria e distribuidoras de fermento

Ação, na última semana, teve objetivo de verificar se fermentos possuíam substância bromato de sódio, que é cancerígena

↑ Equipe verificou se produto utiliza substância cancerígena - Foto: Divulgação

O Procon Maceió realizou, em parceria com a Vigilância Sanitária (Visa Maceió), uma fiscalização em estabelecimentos que comercializam ou usam produtos melhoradores para massas de pães e bolos, o conhecido fermento. A ação, na última semana, teve o objetivo de verificar se os fermentos possuíam a substância bromato de sódio, que é cancerígena, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A fiscalização, a pedido do Ministério Público Estadual (MPE), detectou que apenas a marca Ferpão possuía a substância bromato de sódio, de acordo com o laudo técnico do Laboratório Central de Alagoas (Lacen). A equipe esteve em duas distribuidoras, em uma padaria e realizou autuações.

Na padaria, que estava sendo monitorada, foram encontrados 132 kg de fermento com o produto. Em uma das distribuidoras foram apreendidos sete sacos de 1 kg e 12 sacos de 10 kg do melhorador Ferpão. Além disso, foi aplicado auto de infração. Na segunda distribuidora visitada, foram encontrados 70 sacos de 10 kg do melhorador Ferpão e o dono do estabelecimento assinou o termo de depositário fiel por 90 dias. O Procon também aplicou o auto de infração.

“Foram retirados de circulação cerca de uma tonelada do fermento. A Vigilância Sanitária fará o devido descarte e a operação terá outros desdobramentos ainda esta semana. As pessoas podem ficar tranquilas ao consumir o pão, pois os órgãos competentes estão acompanhando esse processo de comercialização do alimento”, explica Leandro Almeida, diretor-executivo do Procon Maceió.

O órgão lembra que o consumidor pode tirar dúvidas ou realizar denuncias através do número 0800 082 4567 ou pelo WhatsApp 82 98882-8326. O atendimento pessoal pode ser realizado na Rua Pedro Monteiro, 47, Centro, e no Núcleo Procon Cesmac, na Rua Iris Alagoense, 458, Farol.

Fonte: Assessoria

Comentários

MAIS NO TH