Cidades

Corpo de mulher soterrada é encontrado

Vazamento em tubulação de água pode ter sido a causa do deslizamento em Bebedouro 

Por Tribuna Hoje 22/12/2018 10h47
Corpo de mulher soterrada é encontrado
Reprodução - Foto: Assessoria
Atualizada às 12h31 O corpo de uma mulher de 49 anos que ficou soterrada após o deslizamento de barreira no quintal de casa, no bairro Bebedouro, em Maceió, no início deste sábado (22), foi retirado pelos Bombeiros cinco horas depois da tentativa de resgate com vida. Testemunhas contaram que um cano teria se rompido provocando o deslizamento. Uma equipe do Corpo de Bombeiros usou duas viaturas de Auto Busca e Salvamento, uma Unidade de Resgate, o Canil e dois Oficiais para coordenar o socorro. Segundo informações do marido da mulher identificada como Elida de Mendonça, o deslizamento ocorreu por volta das 5h, provocado pelo vazamento de um cano. O marido, Edmilson de Mendonça, 48, disse que o deslizamento ocorreu por conta de um vazamento na tubulação de água encharcando o solo. "A vizinha nos avisou e minha esposa colocou uma escada no muro, foi quando a barreira deslizou e soterrou ela. Ainda ouvimos os gritos de socorro que parou pouco depois, acionamos os Bombeiros e até agora nada", afirmou. Cães farejadores localizaram a mulher, porém os Bombeiros só conseguiram retirá-la, já sem vida, cinco horas depois por conta do barro molhado, que teria dificultado o trabalho de resgate.

Equipes dos Institutos de Criminalística e Médico Legal foram acionados para o local onde deram início aos procedimentos de perícia, que poderá confirmar as causas do acidente.

NOTA Em nota, a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) informou  que um técnico da empresa esteve no local do deslizamento e constatou o seguinte:

- O deslizamento da barreira não foi provocado por nenhum rompimento de tubulação de água potável, mas sim pela situação da drenagem do local, que não compete à Casal. Ou seja, a rede da Companhia foi prejudicada por esse deslizamento, e não a causadora dele;

- Após o deslizamento, o próprio deslocamento do solo causou um pequeno rompimento de um cano de 60 milímetros da Companhia. É comum, sempre que há deslocamento de solo, o cano ser rompido em seguida, tendo em vista ser um material que não possui flexibilidade para suportar um deslizamento de barreira;

- Imediatamente após o rompimento do cano, o registro foi desligado, causando desabastecimento para os moradores e cessando o vazamento. A Casal vai trabalhar, neste sábado (22), para consertar o cano danificado pelo deslizamento da barreira e garantir o reabastecimento da comunidade.