Cidades

28 de setembro de 2018 10:05

Comunidade Indígena Xukuru-Kariri recebe “capotes” 

O projeto do Núcleo de Extensão do Cesmac  fez entrega das aves  e desenvolve alternativas para auxílio na renda familiar

↑ Assessoria

Buscando levar o saber científico para comunidades indígenas, o Centro Universitário CESMAC, através do Núcleo de Extensão Comunitária, esteve nesta quarta-feira,26 , no sertão alagoano, especificamente na aldeia da tribo indígena Xukuru-Kariri, localizada na mata da cafurna, município de Palmeira dos Índios, para a entrega de aves popularmente conhecidas como galinhas da angola ou guiné, ao povo da tribo Xukuru -Kariri.

A aproximação com esses povos faz parte do projeto de extensão que desenvolve alternativas de renda familiar em comunidades indígenas que conta com a participação de docentes e discentes do curso de medicina veterinária.

O projeto visa o melhoramento do capote, que biologicamente é uma espécie de ave que possui maior resistência, maior tamanho e adquire mais peso, consequentemente, elas viram alternativas de renda para comunidades indígenas, pois a ideia é que elas possam se multiplicar através da reprodução das matrizes e as gerações futuras serem comercializadas, gerando uma opção de faturamento para as comunidades.

O ato de entrega das aves aconteceu em um espaço de contato direto com a natureza, que é considerado sagrado para o povo da aldeia. Os índios recepcionaram os convidados com o ritual da dança do toré, que se caracteriza pela entoação de cânticos tradicionais que buscam a integração com as forças da natureza. Somado a ação, foi assinado pelo Vice-Reitor do CESMAC, Prof. Dr. Douglas Apratto Tenório e pelo presidente da Associação Indígena Xukuru-Kariri, Gecinaldo, o termo de doação das aves.

Para o Vice-Reitor do Cesmac Prof. Doutor Douglas Apratto Tenório “Nós buscamos sempre conduzir os projetos da extensão com muita responsabilidade e o grande objetivo de visitas como esta, é a troca de saberes entre comunidade indígena e a comunidade científica”

Participaram da entrega  e da assinatura a Coordenadora Geral de Extensão, Profa. Dra. Sandra Zímpel, o Coordenador do Núcleo de Extensão Comunitária, Prof. Dr. Rodrigo Guimarães, o Coordenador do Núcleo Afro-Indígena, Prof. Jorge Vieira, a Coordenadora do curso de Medicina Veterinária, Profa. Alice Azevedo, o Pajé da Tribo, Sr. Antônio Celestino e o cacique Cícero.

Fonte: Assessoria

Comentários

MAIS NO TH