Cidades

14 de setembro de 2018 19:20

Desfile de Emancipação Política de Alagoas terá homenagem a autores do estado

Público esperado para celebração dos 201 anos de Emancipação de Alagoas é de 15 mil pessoas no Jaraguá

↑ Desfile de Emancipação Política de Alagoas no ano passado, no Jaraguá (Foto: Agência Alagoas)

O tradicional desfile cívico estudantil em comemoração à Emancipação Política de Alagoas acontecerá a partir das 15h deste domingo (16), na Rua Sá e Albuquerque, no bairro de Jaraguá, em Maceió, e vai trazer recortes importantes da rica história de autores e obras da literatura do estado. A concentração para o evento acontece a partir das 13h no estacionamento do Jaraguá.

Com o tema “Autores e Obras da Literatura Alagoana”, personalidades do passado e da atualidade serão homenageadas no desfile: Théo Brandão, Jorge Calheiros, Lêdo Ivo, Nise da Silveira, Graciliano Ramos, Jorge de Lima, Aurélio Buarque de Holanda, Aristeu de Andrade, Ronaldo Oliveira, Arriete Vilela, Severino Ramos Barbosa, Sidney Wanderley, Marijôse Albuquerque Costa e Damiana Maria Jaires Barbosa.

Cerca de 2 mil estudantes das redes públicas – estadual e municipal – e privada compõem os 19 pelotões, distribuídos entre 30 escolas da rede pública estadual, uma da municipal e três da rede particular. O público esperado para a celebração dos 201 anos de Emancipação de Alagoas é de 15 mil pessoas.

O evento contará com 12 bandas fanfarras das escolas públicas estaduais e municipais e 4 das escolas particulares, além das filarmônicas dos municípios de Marechal Deodoro e Coqueiro Seco e da banda da Polícia Militar de Alagoas.

A supervisora de Integração Escola e Comunidade da Secretaria de Estado da Educação de Alagoas, Dileusa Costa, afirma que, desde o início do ano letivo nas escolas alagoanas, existem propostas pedagógicas e o tema do desfile já entra nesse quadro de sugestões. “O ápice dessas propostas acontecem no dia 16 de setembro, no momento em que homenageamos os 201 anos de emancipação política do Estado de Alagoas”, diz a supervisora.

Interdições

A Rua Sá e Albuquerque será interditada das 13h às 18h. O bloqueio acontecerá na intersecção entre a Rua Epaminondas Gracindo e a Avenida Walter Ananias, impedindo que os condutores sigam em direção à Rua Sá e Albuquerque.

Os motoristas que trafegam pela Rua Sampaio Marquês, sentido Jaraguá-Pajuçara, devem desviar para a Rua Jangadeiros Alagoanos, e seguir o fluxo normal. Também haverá bloqueio no cruzamento entre a Rua João Camerino com a Rua Epaminondas Gracindo, na Pajuçara, impossibilitando o trajeto em direção ao Jaraguá.

Ainda para a realização do desfile cívico, também será bloqueada a Avenida Industrial Cícero Toledo, no Jaraguá, em frente à saída do Porto de Maceió, impedindo que os veículos provenientes do Porto sigam em direção ao Centro. Por fim, a Travessa dos Artistas e a entrada do Estacionamento do Jaraguá também serão interditadas e os condutores devem seguir pela Rua Barão de Jaraguá.

Fonte: Tribuna Hoje

Comentários

MAIS NO TH