Cidades

6 de junho de 2018 14:36

Slum intensifica fiscalização para coibir pontos crônicos de lixo em Maceió

Foram visitados grandes geradores e locais que estão realizando reformas nas Avenidas Júlio Marques Luz e Dr. Antônio Gomes de Barros, e na Rua Hamilton de Barros Soutinho

↑ Fiscalização da Slum visa coibir descarte irregular de resíduos (Foto: Fiscalização da Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió)

Nesta terça-feira (05), os agentes de fiscalização da Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) realizaram uma ação especial na parte baixa da cidade em locais próximos a pontos crônicos de lixo. Foram visitados grandes geradores e locais que estão realizando reformas nas Avenidas Júlio Marques Luz e Dr. Antônio Gomes de Barros, e na Rua Hamilton de Barros Soutinho.

“Nosso objetivo é coibir e minimizar o descarte irregular em via pública e, assim, eliminar os pontos crônicos de lixo. Durante a abordagem, nossas equipes também orientam a maneira correta de fazer o descarte de resíduos”, comentou Pedro Victor Sampaio, coordenador de fiscalização do órgão.

Durante a ação desta terça, foram notificados 7 grandes geradores e 1 terreno particular. Os infratores têm o prazo de aproximadamente 10 dias para apresentar defesa na sede do órgão, na Ponta Grossa. Mas, no caso de grande gerador, deve haver a contratação em até 5 dias da empresa ambientalmente licenciada para fazer o descarte correto de seus resíduos.

A ação terá continuidade até a próxima semana.

Tem alguma dúvida sobre a gestão de resíduos sólidos?! A Slum esclarece.

Grandes geradores

Grande gerador é todo o estabelecimento que gera mais de 100 litros diários de resíduos. Esses locais devem, de acordo com o Código Municipal de Limpeza Urbana, de 1994, contratar uma empresa ambientalmente licenciada para realizar a coleta e a destinação correta para o aterro sanitário.

Construção civil

Antes de fazer uma reforma, seja pequena ou grande, você deve saber como e onde descartar os resíduos de construção civil (RCC). De acordo com o Código Municipal de Limpeza Urbana de Maceió, esse tipo de resíduo é de responsabilidade do gerador. Ou seja, não é de responsabilidade da Prefeitura de Maceió fazer esse recolhimento.

Em uma grande obra, o gerador deve contratar uma empresa ambientalmente licenciada para recolher e dar a destinação correta ao material. Caso seja uma pequena obra, o material pode ser encaminhado para o Ecoponto Pajuçara, que fica na Rua Campos Teixeira; ou para o Ecoponto Dique Estrada, que fica próximo a Guarda Municipal. Nesses locais, o cidadão pode levar o volume de até 1 metro cúbico por dia. Os espaços funcionam de segunda a sábado, das 08h às 18h.

Terreno particular

De acordo com o Código de Limpeza Urbana, a limpeza desses locais é de responsabilidade do proprietário, que também deve manter o local murado.

Em caso de dúvidas, solicitações ou denúncias, o cidadão pode entrar em contato com a Slum pelo 0800 082 2600.

Fonte: Assessoria da Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió / Texto: Sarah Mendes

Comentários

MAIS NO TH