Cidades

23 de fevereiro de 2018 12:54

Curso de formação retira centenas de crianças e adolescentes das ruas em Maceió

Unidades do Instituto Luiz Pedro instaladas em Maceió têm o apoio da vereadora Maria Aparecida

↑ Curso já formou muitas crianças como Socorristas Mirins e jovens para Bombeiro Civil. (Fotos: César Henrique/Arquivo Pessoal)

Centenas de crianças e adolescentes entre 5 a 17 anos estão fora das ruas desde que um projeto de formação ofertado pelo Instituto Luiz Pedro teve início na capital alagoana. Há dois anos cursos de formação em Bombeiro Civil a partir dos 18 anos, e Socorristas Mirins, com o objetivo de ocupar os menores e tirá-los da ociosidade. Vagas são disponibilizadas em vários bairros de Maceió, sobretudo os situados na periferia, onde comumente há índices de violência maiores.

O curso de Socorrista Mirim ocorre nos turnos da manhã e tarde; e pela noite o de Bombeiro Civil.

O instrutor César Henrique Santos Alves explicou que são seis unidades (Vergel, Gama Lins, Benedito Bentes, São Jorge, João Sampaio) do Instituto Luiz Pedro instaladas em Maceió tendo o apoio da vereadora Maria Aparecida Augusta da Silva. Ele contou que pela manhã são atendidas cerca de 130 crianças e adolescentes, já no período da tarde são em média 180. “O intuito do projeto é retirar as crianças das ruas, ensinar técnicas de primeiros-socorros e a não se envolver com ilícitos e ficar atento as situações recorrentes em casa”.

Uma equipe de saúde composta por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e psicólogo está apta para acompanhar essas crianças e adolescentes.

Ao final do curso os alunos recebem certificado, mas para permanecer no projeto há um critério a ser seguido: está matriculado e com a lista de frequência em dia, ou seja, não pode haver uma falta sequer.  Os jovens a partir de 18 anos são encaminhados para o mercado de trabalho após a formação de Bombeiro Civil.

 

Fonte: Tribuna Hoje

Comentários

MAIS NO TH