Cidades

23 de janeiro de 2018 11:23

Sala de Alerta prevê chuvas fortes com raios e rajadas de vento

Chuvas ocorrem devido à presença de um “cavado” sobre a costa alagoana, favorecendo a formação de uma nebulosidade mais intensa

A Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), informa que nesta terça-feira (23) devem ocorrer pancadas de chuva fortes nas regiões do Litoral e Zona da Mata de Alagoas.

Segundo o boletim meteorológico, as chuvas ocorrem devido à presença de um “cavado” sobre a costa alagoana, favorecendo a formação de uma nebulosidade mais intensa. O cavado é uma região na atmosfera onde ocorre uma ondulação do fluxo de ventos no sentido horário no Hemisfério Sul e onde há também uma tendência à queda da pressão atmosférica. Os cavados podem ocorrer em vários níveis da atmosfera ao mesmo tempo e em qualquer época do ano.

“Essas chuvas poderão ser acompanhadas de raios e rajadas de vento em alguns pontos das regiões do Litoral e Zona da Mata”, explica o meteorologista e coordenador da Sala de Alerta da Semarh, Vinícius Pinho.

As chuvas previstas para esta terça-feira não trazem risco de transbordamento nas principais bacias hidrográficas do Estado e também não impactarão significativamente nos níveis das lagoas.

“No entanto, essas pancadas de chuvas poderão provocar pequenos alagamentos em áreas vulneráveis com deficiência de drenagem, principalmente em áreas urbanas impermeabilizadas”, complementa o meteorologista.

Por procedimento preventivo, todos os informes relativos às chuvas são encaminhados pela Sala de Alerta da Semarh para Defesa Civil Estadual, bem como ao Gabinete do Governador.

Fonte: Ascom Semarh

Comentários

MAIS NO TH