Cidades

Procon realiza fiscalização em postos de gasolina na Região Norte do estado

Ação, que foi iniciada nesta terça-feira (12), tem caráter educativo nesta primeira fase

Por Agência Alagoas 13/09/2017 09h35
Procon realiza fiscalização em postos de gasolina na Região Norte do estado
Reprodução - Foto: Assessoria

A equipe de fiscalização do Procon Alagoas está realizando uma mega operação na região Norte do estado, devido ao grande número de denúncias contra o alto preço cobrado pela gasolina nos postos de combustível.

A fiscalização, que foi iniciada nesta terça-feira (12), tem caráter educativo nesta primeira fase e faz parte do cronograma semanal do órgão em comemoração aos 27 anos da vigência do Código de Defesa do Consumidor (CDC). Nos estabelecimentos, os agentes distribuem CDCs, adesivos com o telefone 151 e orientaram os lojistas para agirem de acordo com a lei.

“Uma das exigências é que os preços devem estar fixados nos produtos, com etiquetas ou impressas na própria embalagem. A falta de precificação é algo comum e que devemos combater”, explica o superintendente do órgão, João Neto.

Até o momento, 22 estabelecimentos foram fiscalizados pela equipe, sendo 13 autuados por constatação de irregularidades, no município de Maragogi. A operação terá continuidade nesta quarta-feira (13).

Para os locais notificados, o procedimento é estipular um prazo para as adequações. “Deliberamos um prazo para que as empresas notificadas se adequem, uma vez que é a nossa primeira visita. Caso haja a persistência no erro, após o prazo estabelecido, as medidas são tomadas, como a autuação de fato”, complementou João.

Nesta quarta-feira (13), a equipe segue para as cidades de Porto de Pedras, São Miguel dos Milagres, Porto da Rua, e cidades circunvizinhas, para uma fiscalização educativa, de orientação, e, se necessário, autuação por irregularidades.