Cidades

"Procura por seguro cibernético tem crescido"

Professora Adenise Ribeiro reforça importância da prevenção contra ataques virtuais

Por Tribuna Independente 22/08/2017 08h07
'Procura por seguro cibernético tem crescido'
Reprodução - Foto: Assessoria

O TH Entrevista, do portal Tribuna Hoje, desta semana recebeu a professora da Escola Nacional de Seguros, Adenise Ribeiro, para falar sobre a aplicação do seguro cibernético. A jornalista Ana Paula Omena comandou mais esta edição do programa.

De acordo com Adenise Ribeiro, a procura pelo seguro de risco cibernético tem crescido, em meio a evolução de ataques virtuais em todo o mundo. Segundo ela, o seguro auxilia pessoas e empresas que tenham tido dados expostos.

“O seguro cibernético tem por objetivo proteger os segurados ante a perda de dados ou a exposição de dados dos clientes. Vamos dizer, aos agentes interessados em levar vantagem na busca por essas informações”.

Segundo a professora, o risco mais comum é o acesso aos dados particulares e de terceiros disponíveis nas redes de uma empresa. Mas qualquer um pode sofrer um ataque virtual, reforçou a especialista em seguros.

“Pode ter certeza que em algum lugar mais de uma pessoa ou mais de uma empresa vai ser alvo de um ataque cibernético (...) No mundo inteiro você tem essa movimentação diariamente e a todo momento. Não só a pessoa física, mas a pessoa jurídica, repartições públicas, grandes empresas. Todos estão vulneráveis a esses ataques.”

Adenise Ribeiro explicou ainda que o seguro cibernético faz a cobertura pós evento, isto é, caso o segurado sofra um sequestro de dados, recebe a assistência para minimizar danos e recuperar dados perdidos.

“Pensar que hoje você tem o seguro de risco cibernético, que visa minimizar esses danos. Não adianta imaginar que vai contratar um seguro de risco cibernético e você vai evitar o risco. Até porque não é a seguradora a responsável por gerenciar esse risco, evitar que isso aconteça. Agora, uma vez que isso ocorra, o seguro visa exatamente isso: Garantir medidas que o segurado possa informar a seus clientes que foi alvo de um ataque, que os dados que estavam sob sua responsabilidade foram acessados, porque aquela pessoa pode sofrer um dano no futuro. Essas informações ou medidas para recuperar dados e permitir voltar o funcionamento da empresa fazem parte dessa cobertura”, reforçou.