Cidades

Mutirão beneficiará população carcerária feminina em Alagoas

Projeto ‘Viva Mulher’ levará atendimentos especializados e exames para reeducandas

09/08/2017 20h59
Mutirão beneficiará população carcerária feminina em Alagoas
Reprodução - Foto: Assessoria

Entre os dias 14 e 19 deste mês, as internas do Presídio Santa Luzia, em Maceió, participarão de diversas atividades dentro do projeto ‘Viva Mulher’.

A iniciativa da Gerência de Saúde (Gesau) evita a proliferação de doenças no cárcere. Dentre as ações previstas estão atendimento bucal, palestra, realização de testes rápidos para detecção de DST’s, exames de ultrassonografia e citologia, consultas com clínico geral, ginecologista, oftalmologista, psiquiatra, psicólogo, assistente social e enfermeiro.

Nessa terça-feira (8), representantes da Gesau estiveram reunidas com a deputada estadual Jô Pereira para alinhar as ações do mutirão. O evento conta ainda com o apoio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), Centro Universitário Tiradentes (Unit), Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas.

A supervisora de Saúde da Secretaria de Estado da Ressocialização e Inclusão Social (Seris), Andréa da Rocha, lembra que o mutirão atende às demandas reprimidas. “Essa ação vai fomentar o atendimento ginecológico e assegurar os exames de ultrassonografia e citologia. Além disso, queremos ampliar as parcerias com outros órgãos para garantir um tratamento digno no sistema prisional”, afirma a gestora.

Polyana Teixeira, coordenadora de Enfermagem da Seris, explica que o ‘Viva Mulher’ está dentro da Política de Atenção à Saúde da Mulher. “Realizamos esse trabalho diariamente no Santa Luzia, mas decidimos intensificar o desenvolvimento das atividades já executadas. Vale lembrar que está na lei: todo cidadão tem direito à assistência de saúde”, salienta a coordenadora.