Cidades

Árvore centenária de grande porte desaba interditando trânsito na Gustavo Paiva

Sala de Alerta emite aviso para a intensidade dos ventos

04/07/2017 12h35
Árvore centenária de grande porte desaba interditando trânsito na Gustavo Paiva
Reprodução - Foto: Assessoria

Uma árvore centenária de grande porte caiu nesta manhã de terça-feira, na Avenida Gustavo Paiva, no bairro de Cruz das Almas, em Maceió, nas proximidades da Casa Vieira, apesar do susto não houve registro de feridos. Esta já é a sexta árvore que cai somente hoje, segundo a Defesa Civil. 

Com a queda da árvore amendoeira gigantesca, o trânsito ficou congestionado e equipes do Corpo de Bombeiros trabalham no corte do tronco e galhos para assim a via ser liberada, com previsão por volta das 17h. O fornecimento de energia também foi interrompido, já que o tronco caiu em cima de fios de alta tensão.  

O trânsito está tentando se desviado por ruas paralelas por agentes da SMTT.

Informações dão conta de que pouco antes da queda dessa árvore na Cruz das Almas, outra desabou devido aos fortes ventos na Avenida Fernandes Lima. O trânsito por lá também está travado. O registro aconteceu quase em frente ao Quartel do Exército, no bairro do Farol. 

No conjunto Teotônio Vilela, no bairro da Serraria, também houve registro de queda de árvore, no entanto sem prejuízos.

Intensidade dos ventos

A Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) disponibilizou a previsão do tempo para os próximos dias em Alagoas.  De acordo com Vinícius Pinho, meteorologista, a previsão é de chuva até a próxima quinta-feira (6). A Sala de Alerta também emitiu um aviso meteorológico em relação ao aumento na intensidade dos ventos na faixa litorânea do Estado.

“Emitimos um alerta na noite da última segunda-feira (3) e segue até a noite desta terça (4). Há possibilidade de rajadas de vento, que podem atingir a velocidade de até 50 km por hora”, explica.

A previsão do tempo para esta terça-feira (4) é de chuvas em pontos isolados do Litoral, Zona da Mata e Agreste com alguns momentos de céu aberto e tempo seco. Durante todo o dia, existe a possibilidade de rajadas de vento de intensidade moderada no Litoral. No Sertão, a tendência é de céu parcialmente nublado com possibilidade de chuva leve.

Nesta quarta-feira (5), a previsão é de tempo instável com chuvas isoladas nas regiões do Litoral e Zona da Mata. No Agreste e Sertão, existe a possibilidade de chuva leve e passageira intercalando com períodos de sol entre nuvens.

Na quinta-feira (6), a previsão continua de tempo instável com chuvas isoladas, nas regiões do Litoral e Zona da Mata. No Agreste e Sertão, existe a possibilidade de chuva leve e passageira intercalando com períodos de sol entre nuvens.

Nível dos rios e lagoas

De acordo com o monitoramento realizado pela Sala de Alerta e a Agência Nacional de Águas (ANA), verifica-se que os rios estão com seus escoamentos um pouco elevados, porém sem risco a população. O nível das lagoas encontra-se elevado, principalmente na foz da Lagoa Mundaú, porém a tendência é que os níveis das lagoas estabilizem e comecem a baixar na quarta-feira (6).