Cidades

Chuvas que atingem Alagoas causam deslizamentos e aumentam níveis de rios

Corpo de Bombeiros registra ocorrências por causa das chuvas desde quinta (29)

01/07/2017 16h52
Chuvas que atingem Alagoas causam deslizamentos e aumentam níveis de rios
Reprodução - Foto: Assessoria

As fortes chuvas que atingem o Estado de Alagoas estão causando estragos e riscos à população. Neste sábado (1), um trecho da rodovia AL-101 Norte, em Ipioca, Maceió, foi interditado após um deslizamento de terra. Segundo o Corpo de Bombeiros, não houve feridos no incidente.

O deslizamento aconteceu nas proximidades de um ponto de ônibus. Uma das vias da rodovia AL-101 Norte ficou tomada por terra e os condutores dos veículos tiveram que passar em apenas uma das vias, comprometendo o trânsito na região.

A assessoria do Corpo de Bombeiros afirma que, de acordo com o monitoramento que está sendo realizado pela Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e da Agência Nacional de Águas (ANA), estão sendo verificadas chuvas significativas em todo Estado de Alagoas e em Pernambuco, elevando bastante os níveis dos rios.

Neste momento, observam-se maiores níveis no munícipio alagoano de Quebrangulo (Rio Paraíba) e Canhotinho, em Pernambuco (Rio Canhoto, afluente do rio Mundaú). Esses níveis devem aumentar gradualmente a jusante (Viçosa, Cajueiro, Capela e Atalaia para o Rio Paraíba, e São José da Laje, União dos Palmares, Branquinha, Messias e Rio Largo para o Rio mundaú), porém a estimativa é que permaneçam dentro dos limites de suas calhas.

Ocorrências

O Corpo de Bombeiros afirmou que, desde a quinta-feira (29), vem atendendo ocorrências por causa das chuvas em Alagoas. Na quinta-feira, no município de Satuba, houve uma queda de árvore. Nessa sexta-feira (30), tiveram outras árvores caídas, dessa vez no Poço, em Maceió, e também em Rio Largo. Também nessa sexta-feira, houve deslizamento de barreira na cidade de São Luís do Quitunde. Já neste sábado (1), houve resgate de pessoas devido a um alagamento do residencial, no bairro da Cidade Universitária, em Maceió, no Loteamento Novo Jardim.