Cidades

Instrutor do Senac reúne dicas sobre os cuidados com a saúde do computador

Realizar manutenções periódicas evita problemas como substituição de peças e formatação do disco rígido.

Por Assessoria 27/04/2017 09h23
Instrutor do Senac reúne dicas sobre os cuidados com a saúde do computador
Reprodução - Foto: Assessoria

Apesar de ser uma máquina, o computador também fica cansado. Afinal, ele trabalha durante anos e enfrenta vários desafios. Por isso, ele precisa estar com a saúde em dia para desempenhar as funções com a máxima qualidade e rapidez. Pensando nisso, o instrutor do Senac, Maurício Lira, reuniu algumas dicas de cuidados com o computador para manter a boa saúde dele na área de hardware (equipamentos) e software (programas). Confira!

1.          Evite comer próximo ao computador

O acúmulo de sujeira é a principal causa de problemas de aquecimento e mau funcionamento de dispositivos conectados ao computador (teclado, mouse, monitor, entre outros) e, consequentemente, da paralisação do hardware. Se o hardware não funcionar corretamente, o sistema operacional e outros programas não funcionarão adequadamente.

2.          Instale o antivírus e mantenha-o atualizado

O vírus de computador é um programa criado com o intuito de invadir o sistema operacional do usuário desavisado e realizar tarefas não autorizadas, como enviar informações digitadas pelo usuário para quem criou o vírus, a exemplo de dados bancários. Por isso, é de extrema importância que seu computador tenha um antivírus instalado e atualizado constantemente.

3.          Mantenha o sistema operacional atualizado

Existem tipos de vírus que se aproveitam das falhas do sistema operacional e, quando isso ocorre, o computador fica desprotegido. Manter o seu sistema operacional Windows, MacOS ou Linux atualizado é a melhor prevenção para esse tipo de problema.

4.          Verifique a oscilação de energia

A oscilação elétrica pode causar danos irreparáveis aos equipamentos, como a fonte de alimentação e as placas mãe e de vídeo. Para evitar esse problema, é imprescindível a aquisição de um estabilizador de energia. A visita de um eletricista para avaliar a rede elétrica da sua residência ou empresa também é importante.

5.          Leve seu computador para um técnico

Realize manutenções periódicas o que evitará problemas como substituição de peças e componentes, e formatação do disco rígido.

Seja um Técnico em Informática!

A constante busca por inovação tecnológica torna cada vez mais valorizados os profissionais da área, a exemplo do Técnico em Informática, responsável pela instalação de sistemas operacionais, manutenção de computadores e instalação de redes de computadores, além do desenvolvimento de sistemas e websites. O Senac abre matrículas para o curso Técnico em Informática, com turmas em Maceió e Arapiraca. Durante as aulas, o aluno tem acesso à plataforma Microsoft Imagine, que disponibiliza, de forma gratuita, ferramentas para uso educacional, como o Windows 10, Project 2016, Windows Server, Azure for Students e o Microsoft Office 365, entre outras, o que garante o conhecimento contínuo das ferramentas necessárias à prática da profissão. Garanta já a sua vaga! Mais informações: (82) 2122.7858 e al.senac.br.