Cidades

Jornal Tribuna Independente vence Prêmio de Saúde e Segurança do Trabalho

Jornalistas Ana Paula Omena e Andrezza Tavares ficaram em primeiro lugar na categoria texto impresso

Por Tribuna Independente 25/04/2017 10h44
Jornal Tribuna Independente vence Prêmio de Saúde e Segurança do Trabalho
Reprodução - Foto: Assessoria

A repórter do jornal Tribuna Independente Ana Paula Omena, em parceria com a jornalista Andrezza Tavares, foi vencedora do Prêmio Braskem de Jornalismo Saúde e Segurança no Trabalho (SST). Ao abordar a rotina da violência nos ônibus da capital que afeta a saúde dos trabalhadores, com a reportagem “As marcas invisíveis da violência: Cresce o número de rodoviários adoecidos em decorrência de assaltos”, a repórter levou o prêmio de melhor reportagem impressa.

Ana Paula Omena tem um histórico de premiações em seu currículo. Em setembro de 2015, venceu o Prêmio Nacional Abracopel de Jornalismo com matéria que enfocava a liderança de Alagoas no ranking de mortes por choque elétrico no Nordeste. No mesmo ano, também venceu o Prêmio Banco do Nordeste, Regional III, com a matéria “Elas são mais que donas de casa, elas são empreendedoras de sucesso”.

Em edições passadas do Prêmio SST, Ana Paula conquistou o 2º e 3º lugares na categoria webjornalismo, com as reportagens: “Motoboys: profissão quase suicida” e “Matadouros clandestinos ameaçam saúde e segurança do trabalhador”.

Em 2013, venceu o Prêmio Sincor de Jornalismo na categoria Jornalismo Impresso/Texto, com a reportagem “Escolas de Maceió fazem seguro para alunos: os pais agradecem”. Ela também foi premiada no Octávio Brandão de Jornalismo Ambiental, com a reportagem “Lagoa Manguaba, santuário ecológico ameaçado”. E finalista na 24ª edição do Prêmio Braskem de Jornalismo, nas modalidades Geral e Cultura.

Em 2014, a jornalista repetiu a dose e conquistou o 1º lugar no Prêmio Octávio Brandão de Jornalismo Ambiental, também na categoria Jornalismo Impresso/Texto com a reportagem “Maceió: Paraíso das águas poluídas”.

A jornalista colaboradora da matéria vencedora na categoria Impresso/Texto da última edição do Prêmio SST, Andrezza Tavares, já fez parte da equipe do jornal Tribuna Independente por cinco anos, como repórter nas editorias de Cidades e Política.

A quarta edição do Prêmio Braskem de Jornalismo SST, promovido pelo Sindicato dos Jornalistas de Alagoas em parceria com a Braskem, ocorreu no último sábado (22), na casa de eventos Armazém Uzina, no bairro Jaraguá.

Outros trabalhos inscritos foram finalistas

Outros trabalhos que concorriam ao Prêmio Braskem de Jornalismo SST foram finalistas nesta última edição.

Ana Paula e Luciana Martins, também ex-repórter da Tribuna Independente, foram finalistas na categoria Impresso/Texto com a matéria “Agulha da morte: Farmacêuticos se expõem a riscos”.

Outra finalista foi a repórter Evellyn Pimentel com a reportagem “Quando ensinar adoece”, publicada no Tribuna Independente no dia 8 de abril.

Ana Paula Omena e Andrezza Tavares ainda foram finalista na categoria Webjornalismo, com a reportagem “Embaixo de sol escaldante, camelôs ganham a vida no grito” do portal Tribuna Hoje.

Ana Paula Omena e Andrezza Tavares falaram da emoção em ser premiadas e finalistas.

“Agradeço a Deus pelo mérito de conquistar o 1º lugar em Jornalismo Impresso. Um presente antecipado pelos 10 anos de formação, que completo no próximo mês, juntamente com uma grande parceria de Andrezza. Sinto-me festiva e retribuo a família todo o carinho na torcida de sempre. Estar entre os finalistas com Andrezza e Luciana é uma honra”, expôs Ana Paula Omena.

“Este é meu primeiro prêmio como jornalista. Estou imensamente feliz. Quando anunciaram meu nome e o nome da Paulinha, eu fiquei em estado de choque de tanta felicidade. Foi uma surpresa grande receber o prêmio porque a expectativa girava em torno da web, onde também concorri com uma matéria em parceria com a Paulinha. Concorri pelos dois e como da web não veio, achava que o impresso não viria. Muita felicidade”, comentou Andrezza.

No momento em que recebeu o prêmio, Ana Paula Omena destacou o apoio e incentivo dos diretores Paulo Gabriel e Flávio Peixoto na elaboração das pautas até o resultado final das matérias especiais.

O presidente Paulo Gabriel parabenizou as jornalistas. “Nós que fazemos a Jorgraf estamos super contentes pela nossa equipe de jornalismo ter nos colocado nesse nível de excelência.”

A Jorgraf é a Cooperativa dos Jornalistas e Gráficos do Estado de Alagoas, que e reúne o jornal Tribuna Independente, o portal Tribuna Hoje e a Gráfica Tribuna.