Cidades

Prefeitura monta operação no litoral norte para investigar manchas escuras

No final da operação, um relatório será finalizado e entregue ao MPE e ao MPF

30/03/2017 16h53
Prefeitura monta operação no litoral norte para investigar manchas escuras
Reprodução - Foto: Assessoria

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet) vai reforçar a fiscalização ambiental no litoral norte de Maceió. A partir de sexta-feira (31), fiscais do órgão vão ao local do aparecimento das manchas escuras provindas do Rio Jacarecica e de Riacho Doce, nos horários de alta e baixa da maré, para realizar o monitoramento aéreo, por meio de drone, e o levantamento no leito dos rios.

A força-tarefa urbanística e ambiental foi montada com o objetivo de monitorar as mudanças do nível da maré para verificar se está ocorrendo o represamento de efluentes nas pontes e as origens dos mesmos. A operação também vai verificar a situação das residências em torno do Riacho Doce, visto que há denúncias de lançamento irregular de esgoto no leito do rio. Em meados deste mês, fiscais da Sedet foram à Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) do Benedito Bentes inspecionar a estação, visto que a ETE é a principal fonte geradora de efluentes que deságua no rio Riacho Doce sem qualquer tratamento, causando degradação ambiental, forte odor e a proliferação de insetos e doenças.

As ações terão como foco toda a capital, principalmente a região do litoral norte, uma vez que as manchas escuras passaram a ser recorrentes na área neste último mês. No final da operação, um relatório será finalizado e entregue ao Ministério Público do Estado (MPE) e Ministério Público Federal (MPF).