Cidades

Nota de pesar pelo falecimento da professora Violeta Dantas

Docente foi sepultada nesta sexta-feira (17), no Campo Santo Parque das Flores

Por Assessoria 18/03/2017 07h07
Nota de pesar pelo falecimento da professora Violeta Dantas
Reprodução - Foto: Assessoria

O Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Alagoas (Sineal) lamenta o falecimento, nesta quinta-feira, 16 de março, da querida professora Violeta Dantas, em Maceió. Ela foi professora do antigo Departamento de Enfermagem desde a sua criação na UFAL.

Atuou como coordenadora, lecionou várias disciplinas, entre elas a de Saúde Mental. Ajudou a criar o primeiro Centro de Estudo e Tratamento para Alcoolistas e outros Dependentes Químicos (CEAAD), em Alagoas, pela qual recebeu a Medalha do Mérito Universitário – UFAL 45 anos (2006).

Foi uma das fundadoras da Adufal (Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas) e participou ativamente das greves docentes, no período da transição democrática, ao lado de professores que participavam do movimento na Ufal.

O sepultamento da professora aposentada aconteceu nesta sexta-feira (17), no Campo Santo Parque das Flores, onde o corpo foi velado.

Na Gazeta de Alagoas, publicou nas edições de domingo a coluna "Sou mulher, sou alcoólatra mas sou feliz", com textos que abordavam problemas do alcoolismo em mulheres.

Ela deixa duas filhas, a assistente social do Hospital Universitário, Analice Dantas e a docente do curso de Educação Física, Socorro Dantas.