Cidades

Prefeito de Maceió destaca geração de renda para mulheres

Economia solidária tem ganhado cada vez mais espaço na capital e é responsável por inserir a mulher no mercado de trabalho

Por Secom Maceió 08/03/2017 12h18
Prefeito de Maceió destaca geração de renda para mulheres
Reprodução - Foto: Assessoria

O prefeito Rui Palmeira destacou a importância de ampliar os grupos de Economia Solidária como forma de contribuir para geração de renda para as mulheres. Em visita a uma feira de artesanato na Ponta Verde, o prefeito de Maceió falou sobre a necessidade de dar maior visibilidade à produção das artesãs, com a criação de espaços que atraiam clientes, a exemplo da Central dos Artesãos, que vai funcionar no Centro Pesqueiro de Jaraguá.

De acordo com Rui Palmeira, a economia solidária tem ganhado cada vez mais espaço na capital e é responsável por inserir a mulher no mercado de trabalho e abrir espaço para a mão de obra feminina na produção do artesanato em Maceió.

“Muitas das peças do nosso artesanato são produzidas por mulheres. Sabemos da importância de fazer com que essas peças encontrem mercado e cheguem aos consumidores. É uma forma de valorizar e apoiar essas mulheres, muitas delas donas de casa e mães de família, mas acima de tudo determinadas em conseguir seu espaço e garantir sua renda com dignidade”, disse Rui Palmeira.

Segundo ele, a Prefeitura está levando essa produção para shoppings e praças. “Antes eram seis grupos de economia solidária e agora já são mais de 80”, ressaltou o prefeito.

Rui Palmeira ressaltou ainda que o Município também tem outras formas de fomentar atividades para a geração de renda, como as três Salas do Empreendedor. “Com as Salas do Empreendedor, a Prefeitura incentiva o trabalhador a sair da informalidade e abrir seu próprio empreendimento. Por meio desse equipamentos, os micro e pequenos empresários recebem orientação sobre como planejar as ações da sua empresa e os benefícios são muitos, como acesso ao crédito, redução de impostos e possibilidade de vendas para instituições públicas”, pontuou o prefeito.

A economia solidária é uma forma comum de produzir, na qual o lucro é partilhado entre todos os que participam do processo produtivo. A feira na Ponta Verde, localizada na Praça Gogó da Ema, é parte do projeto Mulheres na Luta, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes) e vai beneficiar diretamente 15 grupos de Economia Solidária, que vão expor seus produtos até o dia 30 de abril.

Outro grupo de Economia Solidária também está expondo seus produtos em barracas localizado na Praça Lions, na Pajuçara.