Cidades

Orla da capital alagoana recebe milhares de foliões nas prévias

Parte baixa da capital ganha cores e sons com passagem dos blocos; organização espera 150 mil pessoas apenas neste sábado

18/02/2017 09h05
Orla da capital alagoana recebe milhares de foliões nas prévias
Reprodução - Foto: Assessoria

As prévias carnavalescas deste fim de semana arrastam mais de 150 mil pessoas à orla de Maceió. A passagem dos blocos nas orlas de Pajuçara e Ponta Verde acontece com dezena de orquestras de frevo e trios elétricos com os desfiles dos Filhinhos da Mamãe, Pecinhas, Turma da Rolinha, Amigos do Rei, Bloco Vulcão da PM, entre outros.

Intitulado de “Carnaval do Bicentenário” a folia antecipada dos blocos comemora os 200 anos de Emancipação Política do Estado. Para tanto, o governo de Alagoas tem dado suporte para a Liga Carnavalesca nas prévias e também no Carnaval.

Os blocos realizam homenagens com músicas alusivas à data, decoração nas cores da bandeira, estandartes e muitas surpresas.

A organização do evento estima que milhares de pessoas se divirtam ao som do frevo e axé. O agitado bloco Filhinhos da Mamãe, que desfila há 34 anos, inova em 2017. Além de ter desfilado no Jaraguá Folia nessa sexta-feira (17), tem presença garantida na Orla neste sábado (18) e na semana do Carnaval.

Também neste sábado, as Pecinhas de Maceió, com toda a sua irreverência, passam a partir das 12h. O bloco inspirado nas “Virgens de Olinda” aposta nas atrações para o público jovem. Os rapazes aproveitam a folia para abusar das fantasias femininas. Como atração principal a banda A Moda, além dos convidados Xatrez e Matheus Borba.

O bloco Amigos do Rei traz a banda Patusco, de Olinda/PE, homenageando o samba. O bloco retorna aos desfiles após uma pausa. Além de vender mais de duas mil camisas, a organização espera público de 30 mil.

PRÉ-CARNAVAL

Vários blocos fazem a alegria de quem vai cair no frevo em Maceió

Já a Turma da Rolinha espera 1.500 pessoas só para a passagem do bloco a partir das 13h. O desfile terá trio elétrico com a orquestra oficial tocando frevo. As crianças também participam, garante Ivonilton Mendonça, organizador do bloco.

O carro alegórico “Ninho da Rolinha” foi pensado especialmente para os pequenos. Nele são distribuídos confetes e serpentinas, para fazer a alegria das crianças com segurança e perto dos responsáveis. O desfile do bloco tem bonecos gigantes, o estandarte e o carro especial com o ‘Rolinheiro’ e ‘Rolinheira’. “São 19 anos de história do bloco que é muito familiar, muitos amigos participam. É uma coisa muito gostosa, para as crianças e para os pais que estarão na folia”, destaca Mendonça.

O bloco Vulcão da Polícia Militar sai no domingo (19), na orla da Pajuçara. A concentração começa às 8h na Praça Multieventos e segue a partir das 9h pelo corredor da folia. O bloco encerra as pré - vias carnavalescas de Maceió. Além do frevo uma cantora especialmente convidada para o desfile embala a folia ao som do axé.

DIAS DE CARNAVAL

Durante muito tempo as prévias carnavalescas foram a única opção para quem queria curtir o carnaval em Maceió. Mas este ano, na semana do Carnaval, o bloco Filhinhos da Mamãe agita os foliões no sábado (25) fazendo o percurso Jaraguá/ Pajuçara das 20h às 21h. E por fim, na segunda-feira (27) realiza uma festa voltada para as crianças das 15h às 18h, na Casa do Patrimônio.

Nos dias 26 e 28, a Liga Carnavalesca promove os desfiles de 12 blocos Afros e o bloco Nega Fulô, todos no trajeto Jaraguá/Pajuçara/ Ponta Verde. “Estamos com uma mega estrutura para atender o carnaval da melhor maneira possível. É carnaval para todas as tribos, todas as idades, aberto e livre para todo mundo participar”, garante Dinho Lopes, presidente da Liga Carnavalesca.